Medicação para mãe durante amamentação pode interferir na saúde do bebê

Durante a amamentação a mãe só deve tomar medicamento com acompanhamento médico

 22/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O leite materno contém muitos nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê e promove o contato entre mãe e filho. Dessa forma, qualquer medicamento que esteja presente no sangue da mulher, no período em que ela estiver amamentando, estará presente no leite materno e será passado para a criança.

Esses medicamentos podem interferir no crescimento do recém-nascido, e também causar efeitos colaterais, como náuseas e sonolência. Por isso, é aconselhável que durante o período de amamentação a mãe não ingira nenhum tipo de medicamento, a não ser que seja extremamente necessário e indispensável para sua saúde.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.