Acesso à saúde boa e gratuita é vital aos aposentados, diz colunista

Para Renato Janine, a reforma da Previdência ignora a maior necessidade de acesso à saúde que os aposentados têm

 21/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro fala sobre a reforma da Previdência. Ele lembra que, no Canadá e em países da Europa Ocidental, a Previdência e os comprometimentos sociais do governo incluem algo essencial: uma saúde pública de qualidade e com acesso gratuito. “Este ponto é absolutamente essencial quando vamos pensar na condição dos aposentados”, destaca o colunista.

Ele afirma que o gasto dos aposentados com exames, consultas, medicamentos e cirurgias são bem maiores quando comparados aos da população mais jovem. Para Janine, esse é um grande ponto de insegurança da aposentadoria no Brasil.

“Todas as propostas de reforma da Previdência que estão aparecendo no Brasil estão ignorando solenemente essa necessidade ampliada das pessoas mais velhas em termos de despesas de saúde. Isso poderia ser resolvido por meio de um sistema de saúde bom e de qualidade”, afirma. “Hoje a discussão é muito superficial e envolve apenas o fechamento das contas”, lamenta o docente.

Ouça acima o áudio na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.