Combate ao alcoolismo: conteúdos selecionados para entender a doença

No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, entrevistas, podcasts, vídeos e outros conteúdos divulgados no Jornal da USP ajudam a atender e prevenir o abuso de álcool e drogas

18/02/2021

Redação

Um novo ano chegou e a ameaça invisível que surpreendeu a todos no ano passado ainda não foi embora: a pandemia causada pelo novo coronavírus permanece entre nós. Apesar dos esforços pela vacina, o mundo já soma mais de 109 milhões de casos de covid-19, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins. O Brasil teve, nesta semana, a maior média móvel de mortes desde o início da pandemia. Foram mais de 1.100 mortes por dia, ultrapassando a marca de 240 mil mortos por covid, no total.

Com esse cenário, autoridades e profissionais da área da saúde têm insistido para que as pessoas continuem praticando o isolamento social e o uso de máscaras como principais formas de combate à disseminação do vírus.

Paralelamente, o longo período de permanência em casa trouxe novos desafios à saúde pública. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), mais de 40% dos entrevistados brasileiros relataram ter feito alto consumo de álcool entre os meses de maio e junho de 2020 – ou seja, em plena pandemia.

Entre os jovens, foi identificada a prevalência do consumo pesado, com mais de 60 gramas de álcool puro (cerca de cinco bebidas alcoólicas padrão), pelo menos uma vez em 30 dias. E a presença de quadros graves de ansiedade aumentou em 73% a chance de maior frequência no consumo.

Combate ao alcoolismo

Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A Opas estima que mais de 3 milhões de mortes são causadas todos os anos pelo uso nocivo do álcool, além de ser um fator determinante para a causa de mais de 200 doenças e lesões. A organização aponta que o uso nocivo do álcool provoca ainda perdas sociais e econômicas significativas para os indivíduos e para a sociedade. E a pandemia tem aumentado fatores de risco para o abuso de álcool.

O que faz com que algumas pessoas sejam vulneráveis à dependência do álcool e outras não? Neste vídeo do Ciência USP Responde, o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, professor da Faculdade de Medicina da USP, discute essas e outras questões sobre o tema “alcoolismo”

Confira o podcast do colunista do Jornal da USP, João Paulo Lotufo, que fala sobre casos de jovens envolvidos com álcool e drogas que foram esquecidos com o novo coronavírus

De uma xícara de café aos psicodélicos usados para fins medicinais e religiosos, conheça a ciência e psicologia das drogas

Colunista do Jornal da USP explica como exercícios físicos regulares se contrapõem aos efeitos do alcoolismo e reequilibram as funções corporais

Iniciativas da Universidade de apoio ao usuário de álcool e drogas

Acolhe USP

O Programa Acolhe USP foi criado com o objetivo de oferecer acolhimento à comunidade USP (alunos, professores e funcionários) nos casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. O programa conta com uma equipe multidisciplinar para assistência individual, em grupo ou familiar. Além do atendimento personalizado e sigiloso, o Acolhe USP conta com publicações e testes para que o usuário avalie seu próprio consumo. Os questionários estão disponíveis neste link.
Saiba mais em: https://sites.usp.br/acolhe ou acolheusp@usp.br

Material de conscientização sobre consumo de álcool produzido pelo Acolhe USP [clique na imagem para aumentar]

GREA - Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas

Sediado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Programa Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (GREA) atua na área de pesquisa, ensino, assistência e prevenção de álcool, tabaco e outras drogas desde 1981. O grupo é formado por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, além de profissionais da Terapia Ocupacional, Enfermagem e Serviço Social. Considerado um centro de excelência para tratamento e prevenção de drogas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – Senad.
Saiba mais em: https://www.grea.org.br

Codad - Centro de Orientação e Dissuasão do Uso de Álcool e Drogas

O Centro de Orientação e Dissuasão do Uso de Álcool e Drogas (Codad) funciona na Unidade Básica de Saúde do Hospital Universitário e atende usuários de álcool e drogas interessados em receber orientações sobre como lidar com o vício. O serviço é semelhante ao Alcoólicos Anônimos (AA), com reuniões em grupo ou individuais. A novidade é o atendimento também a familiares, amigos ou funcionários. Atualmente, o Codad abriu uma nova frente de trabalho, acolhendo mulheres grávidas fumantes e usuárias de qualquer tipo de drogas na entrada da enfermaria.
Saiba mais em: https://jornal.usp.br/radio-usp/gestantes-fumantes-contam-com-centro-de-orientacao-no-hospital-universitario/