ViaCast #19: A ciência e psicologia das drogas | Camila Chagas

O café, consumido pelos brasileiros, em média, de três a quatro vezes por dia, apresenta como principal composto a cafeína. Apesar de comum, ela pode ser considerada uma droga por alterar o funcionamento fisiológico corporal. Para entendermos melhor isto, o ViaCast conversa com Camila Chagas sobre a ciência e psicologia dos psicodélicos

10/12/2020 - Publicado há 3 anos
ViaCast - USP
ViaCast #19: A ciência e psicologia das drogas | Camila Chagas
/

Seres humanos estão mudando a todo momento. As tecnologias avançam, prioridades sociais surgem e o consumo se molda cada vez mais às diferentes realidades. Se nossos antepassados usavam plantas para a cura natural, hoje, usamos os princípios ativos daquela planta para produzir compostos cada vez mais eficientes. As drogas, dentro do cenário mundial, são um tabu a ser discutido independentemente das individualidades. Embora hajam malefícios nestas substâncias, existem pessoas que tratam doenças e transtornos mentais com a ajuda de alucinógenos. O ViaCast de hoje traz Camila Chagas para conversar sobre a ciência e a psicologia dos psicodélicos. Neste programa, você entenderá a definição de droga, a diferença entre lícitas e ilícitas, como a legislação atua nesta pauta, os motivos da utilização destas substâncias e o que podem causar. Além de falarmos também sobre alucinógenos e psicódelicos para fins medicinais e religiosos, a resposta social, a pesquisa desenvolvida pela nossa convidada e a importância dos estudos científicos e muito mais!

Ouvintes do nosso programa! Nós, do ViaCast, queremos conhecer você! E, para isto, criamos uma pesquisa que pode ser respondida neste link: https://bit.ly/pesquisa_viacast

Sobre a convidada:
Camila Chagas é psicóloga e pesquisadora de religiosidade, ateísmo e consumo de drogas. Mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atualmente está fazendo doutorado também em psicobiologia na mesma universidade, além de trabalhar como divulgadora científica nos seus perfis do YouTube e Instagram: A ciência das drogas.

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso

Produção: Bruna Shinohara

Apresentação: Felipe Alonso (host), Breno StortI (not a host)i e Daniel Trugillo (not a host)

Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes

Desenvolvimento de pauta: Lilian Sagan, Bruna Shinohara e Breno Storti