Minuto Saúde Mental #2: Quando o uso de álcool pode virar uma ameaça à saúde mental?

A ciência criou meios objetivos para responder questões assim, questionários e escalas que profissionais de saúde e pesquisadores usam para medir o consumo problemático de álcool, mas mesmo sem esses instrumentos é possível avaliar o surgimento de riscos pela auto-observação

 11/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/03/2021 as 12:52
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #2: Quando o uso de álcool pode virar uma ameaça à saúde mental?
/

O uso de bebidas alcoólicas é um fenômeno comum em muitas sociedades ao redor do mundo e a sociedade brasileira é uma delas. As consequências do abuso no uso de bebidas alcoólicas são o tema do podcast Minuto Saúde Mental desta semana, com o professor  João Paulo Machado de Sousa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. 

“O álcool, por ser uma substância que atua no sistema nervoso central, altera funções do organismo e influencia nosso comportamento, tornando-se uma fonte de interesse muito comum entre jovens e adultos.” O uso recreativo e contextualizado dessa substância, ainda que malvisto por grupos de pessoas por razões filosóficas, religiosas ou mesmo de saúde, está associado à descontração, socialização e estilo de vida. 

“Polêmicas à parte, o uso do álcool é uma realidade”, lembra o professor. Mas, pergunta Sousa, quando seu consumo pode se tornar sinal de problemas? Quando devo me preocupar se minha forma de beber ou a de alguém que eu conheço passou a barreira de segurança e começa a afetar o equilíbrio psíquico?

Para o professor, como em qualquer problema de saúde mental, precisamos considerar a intensidade, a duração e a frequência dos sinais ou sintomas. Ele informa que a ciência criou meios objetivos para responder questões assim. Existem questionários e escalas que profissionais de saúde e pesquisadores usam para medir o consumo problemático de álcool, mas mesmo sem esses instrumentos é possível avaliar o surgimento de riscos pela auto-observação e através de perguntas que ajudam na detecção de problemas, por exemplo:

  1. Estou bebendo sempre para me divertir ou por que “preciso” beber?
  2. A bebida serve apenas para me dar prazer ou é uma tentativa de resolver algum outro problema (tentar dormir, me acalmar ou melhorar minha interação social)?
  3. As piadinhas ou mesmo as broncas das pessoas mais próximas sobre a forma como eu bebo estão ficando mais frequentes?
  4. Tenho outras fontes de prazer na vida com força igual ou maior em minha escala de interesses?

“Pensar e responder honestamente para nós mesmos a cada uma dessas questões pode ser um bom início para identificar quando o uso do álcool está virando uma ameaça ao bem-estar psicológico”, finaliza.

Este episódio tem a colaboração: Ildebrando Moraes de Souza, psicólogo judiciário.

O Minuto Saúde Mental tem apresentação do professor João Paulo Machado de Sousa, produção dos professores Sousa e Jaime Hallak, com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa do CNPq e Fapesp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.