Com quantos termos se faz um museu? Encontro reúne instituições paulistas para discutir o tema

“Encontro Paulista de Museus” ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Museu do Ipiranga; evento é gratuito e presencial, mas terá transmissão também pelo Youtube

04/11/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: com quantos termos se faz um museu? Este é o tema central da 12ª edição do Encontro Paulista de Museus – EPM 2022, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, na sede do novo Museu do Ipiranga, em São Paulo. O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), em parceria com a Organização Social de Cultura Acam Portinari, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As atividades são gratuitas e, após dois anos on-line, o evento ganha formato híbrido – oferecendo encontros presenciais e sessões virtuais com transmissão pelo canal do Youtube do Sisem-SP.

Em diálogo com desafios do mundo contemporâneo, a programação e a temática do encontro refletem termos que permearam a mesa-redonda de Santiago do Chile, em 1972, e que surgiram na consulta pública feita pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para a construção da chamada “nova definição de museus” – um processo que visa a balizar programas, ações e políticas públicas de relevância para todo o setor e toda a sociedade. Participam do evento pesquisadores, profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de museus, educadores, estudantes e interessados em políticas públicas nas áreas de museus.

Programação

A cerimônia de abertura acontecerá em 8 de novembro, às 10h, com a apresentação do secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; da diretora do Museu do Ipiranga, Rosaria Ono; da diretora do Sisem-SP, Renata Cittadin; da coordenadora da UPPM, Paula Ferreira; e da diretora da Acam Portinari, Angelica Fabbri. A solenidade contará também com a presença de representantes locais, nacionais e internacionais da área da cultura e da museologia.

No mesmo dia, às 11h, acontecerá o painel A nova definição de museus do Icom e a contribuição latino-americana, com a participação de Marília Bonas, membro do conselho executivo do Conselho Internacional de Museus e dos professores universitários e museólogos Camilo Vasconcelos e William Lopez Rosas. A conversa será mediada por Maria Ignez Mantovani.

A programação continua às 14h, com o painel 50 após a Mesa de Santiago do Chile: ausências, aprendizados e devires?, que terá a participação do museólogo e ex-diretor do Icom Hugues de Varine; da museóloga que introduziu no Brasil o conceito de Educação Patrimonial, Maria de Lourdes Horta; e da coordenadora acadêmica do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto/Lapacom, Yara Mattos. O diálogo será articulado por Ana Karina Calmon e Júlio Cesar Chaves.

No dia 9 de novembro, às 14h, ocorrerá o painel Estudos do meio: promoção da convivência e respeito a todas as formas de vida, com articulação de Inês Gouveia e a presença do coordenador do Centro de Estudos Periféricos Tiajaru Pablo D’Andrea e da consultora de projetos no Instituto Pólis e ativista na Rede Antirracista Quilombação, Ana Sanches.

Em seguida, às 16h, ocorrerá o painel Território e Economia: circulando as memórias e ativando as comunidades, com articulação de Diana Poepcke e participação da turismóloga Esmeralda Serpa e da filósofa e escritora Maria Vilani.

No último dia do evento estão previstos três encontros. O primeiro será às 11h, com o debate A responsabilidade dos museus com o futuro, com a coordenadora do setor de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, e mediação Paula Ferreira.

Destaque para o painel Educação antirracista: responsabilidade partilhada e atuação dos museus, que ocorrerá às 14h, com articulação de Marina da Silva Pinheiro e a participação da diretora da Universidade de Direitos Humanos da UFMG Cida Moura e da antropóloga e pesquisadora no Centro de Estudos Afro-Orientais, Jamile Borges. O encontro tem a premissa de abordar ações e posturas que visam a combater e romper o racismo estrutural e o seu processo histórico institucional por meio de práticas e valores, e superar a colonialidade.

Por fim, às 16h, o painel Sisem-SP: desenhando futuros, vai apresentar todos os processos e reestruturações que ocorreram em 2022 realizados pela instituição, evidenciando também a dinâmica de ações previstas para 2023. Às 17h, haverá uma solenidade de encerramento.

Encontro Paulista de Museus 2022 ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Museu do Ipiranga (Rua dos Patriotas, 20, Vila Monumento, São Paulo). Inscrições e informações no neste link.

Para acompanhar o encontro on-line pelo Youtube clique aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo