Alunos da USP produzem jogo de tabuleiro educativo sobre tuberculose

Jogo foi desenvolvido por estudantes do curso de Ciências Biomédicas e busca ensinar de maneira lúdica sobre a atuação das bactérias causadoras da doença

16/05/2023 - Publicado há 12 meses
Jogo explica sobre bactéria causadora da tuberculose – Foto: Divulgação/ICB-USP

Alunos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP produziram um jogo de tabuleiro educativo sobre a Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da tuberculose. O trabalho ajuda no ensino de características do bacilo e como se desenvolve a doença, e é voltado para o alunos do ensino médio de redes públicas e privadas. O material vai ser divulgado inicialmente em visitas monitoradas e eventos da área.

Chamado Respingo Letal, o jogo é baseado no formato “perguntas e respostas” e foi totalmente produzido pelos alunos da disciplina de Bacteriologia do curso de graduação em Ciências Biomédicas do ICB, desde o tabuleiro até as peças. Nele, cada jogador compra uma carta do monte e responde à questão apresentada, que pode aparecer em formato teste, com quatro alternativas; em formato “verdadeiro ou falso”; ou em formato de evento, em que é indicada uma ação que o jogador deve seguir.

Conforme responde às questões corretamente, o jogador avança no tabuleiro. Aquele que atingir a linha de chegada primeiro vence. Exemplos de cartas do jogo incluem “A Mycobacterium tuberculosis ataca exclusivamente os pulmões: verdadeiro ou falso?” ou “Todos os jogadores (inclusive você) recebem uma Mycobacterium tuberculosis: ande 1 casa”.

Tabuleiro do jogo elaborado por estudantes de Ciências Biomédicas – Foto: Divulgação/ICB-USP

A iniciativa faz parte do programa Adote uma Bactéria, projeto de divulgação científica realizado no ICB, na qual os alunos são divididos em grupos e cada um fica responsável por produzir material sobre uma bactéria diferente. A produção do jogo conclui a atuação do grupo no projeto, que tem duração de um semestre e também engloba a produção de conteúdo para as redes sociais.

“Fizemos o jogo inicialmente com conteúdo voltado para a graduação. Então a professora responsável, Rita Café, gostou do nosso trabalho e perguntou se não gostaríamos de fazer outra versão voltada para alunos do ensino médio”, conta Raphaela Machado, aluna de graduação e uma das idealizadoras do projeto. Segundo a estudante, a proposta é levar aos jovens maneiras lúdicas de aprendizado, propondo o interesse e a memorização do conteúdo por meio da tentativa e erro. “A professora Rita trabalha muito na disciplina dela essa tentativa de diminuir a quantidade de aula expositiva e propor maneiras mais ativas de aprendizado. As tentativas e erros que aparecem no jogo são um ótimo exemplo disso: na hora de aprender, o erro é mais marcante que os acertos”, comenta.

Cartas do jogo de tabuleiro que ensina sobre a tuberculose – Divulgação/ICB-USP

Universitários produzem paródias musicais para ensinar microbiologia

O projeto Adote uma Bactéria também já rendeu outros materiais de divulgação científica de sucesso. Um deles, publicado em 2022, consiste na produção de paródias de músicas famosas com letras relacionadas à bacteriologia. Além do ICB, o projeto também é realizado no curso de Odontologia da USP e em outras instituições como a Universidade Estadual da Bahia e a Universidade Federal de Sergipe.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do ICB-USP