Alumni USP Talks traz os desafios e contribuições dos doutores da USP no mercado de trabalho

Em sua terceira edição, o evento será na Escola Politécnica da USP, no campus Butantã, no dia 4 de outubro

 21/09/2023 - Publicado há 7 meses
Por
Formados na USP debatem suas trajetórias profissionais, absorção de pesquisadores pelo mercado de trabalho e suas contribuições para a sociedade – Ilustração: Divulgação/Alumni USP

 

A inserção de doutores formados pela USP no mercado de trabalho é o tema do Alumni USP Talks no dia 4 de outubro, das 16h às 18h30, no Auditório Francisco Romeu Landi da Escola Politécnica, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas neste link

Esta terceira edição do Alumni USP Talks é a oportunidade de diálogo entre os egressos dos cursos de doutorado da USP, docentes, estudantes e comunidade sobre a absorção desses doutores no mercado de trabalho, além da área acadêmica, debate que se justifica por vários fatores, especialmente pela qualidade dos programas de pós-graduação oferecidos pela USP, reconhecidos nacional e internacionalmente pelas avaliações da Capes, rankings mundiais e, principalmente, pela contribuição dos próprios egressos na formação de recursos humanos e desenvolvimento da ciência. 

“Os pesquisadores, ao serem incorporados pelos vários setores da sociedade, levam consigo o que têm de mais novo na evolução do conhecimento científico e contribuem para a expansão desse conhecimento nas mais diversas instituições de ensino, assim como em outras frentes do mercado de trabalho que está em constante evolução”, relata a professora Maria Helena Palucci Marziale, coordenadora do Conselho Executivo do Alumni USP.  

Segundo dados do DataUSP, de 1973 a 2022, a USP titulou 68.441 doutores e, atualmente, 2.200 alunos concluem anualmente o doutorado na USP, nas mais diversas áreas de conhecimento. Os primeiros doutoramentos na USP foram defendidos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), entre 1942 e  1949, nas áreas de filosofia, ciências humanas e naturais e letras. 

O evento também será transmitido pelo canal do Alumni USP no YouTube neste link.

Programação

Na abertura, haverá a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e da coordenadora do Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale, seguida de apresentação de viola caipira solo, com o maestro José Gustavo Julião de Camargo do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP) da USP.

Para a roda de conversa, onde debaterão suas trajetórias profissionais, absorção de pesquisadores pelo mercado de trabalho e suas contribuições para a sociedade a partir da formação recebida na USP os convidados são: Ana Paula Appel, cientista de dados sênior na IBM Client Engineering LA; Ana Carla Abrão Costa, vice-presidente de Novos Negócios da B3; Edgar Gil Rizzatti, pesquisador e presidente da Unidade de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury; e Valéria Aparecida Modolo, pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). 

A mediação será de Álvaro Pereira Júnior, jornalista do Grupo Globo, e Roxane Ré, jornalista e apresentadora do Jornal da USP no Ar na Rádio USP. 

Mais informações clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.