USP Pensa Brasil trata de questões atuais do País

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda comenta que o evento propõe uma reflexão sobre a sociedade fragmentada após o último governo

 02/10/2023 - Publicado há 7 meses
A versão de 2023 não é apenas uma reflexão sobre as questões do País, é um momento de construir os rumos civilizados para este país – Fotos: Cecília Bastos e Marcos Santos/USP Imagens e Divulgação
Logo da Rádio USP

Durante esta semana, entre os dias 2 e 6 de outubro, ocorre a segunda edição do USP Pensa Brasil – proposta em que a Universidade de São Paulo e a sociedade se unem para debater pautas urgentes do País. A programação conta com seminários, conferências, debates, publicações, exposições, cinema, coral, orquestra e teatro. O evento se localiza na Cidade Universitária em São Paulo e para participar é necessário inscrição. 

Em sua primeira edição, em 2022, o tema tratado foi Como Pensar o Brasil no Século 21? e levantou importantes discussões sobre a importância do Estado Democrático de Direito. “Esta versão de 2023 não é apenas uma reflexão sobre as questões do País, é um momento de construir os rumos civilizados para este país e tentar pensar possibilidades de romper essa vida social tão fraturada que resultou dos processos ocorridos nos últimos anos ”, afirma Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da Universidade de São Paulo. 

Programação diversa 

Maria Arminda ainda comenta que, além da temática geral do USP Pensa Brasil em discutir possíveis soluções para tratar de uma sociedade tão fragmentada, o evento também dispõe de uma diversidade de painéis. Destaca também uma mesa de discussão sobre os museus da USP, cujos acervos se situam entre os maiores do mundo. 

Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No campo cultural, a programação conta com a participação da escritora Conceição Evaristo e o debate da relação entre os avanços tecnológicos e a cultura. Lançamentos de livros sobre questões de gênero e raça e a diplomacia braisleira também serão tema no evento, como a publicação de Susana Malcorra – Perspectiva feminista para uma nova liderança global – e de Beatriz Paredes – México y Brasil: 200 años de relaciones, una perspectiva mexicana

“Também vamos pensar nos nossos problemas centrais em relação ao meio ambiente, como os projetos de desenvolvimento que devem, ao mesmo tempo, estar articulados com a sustentabilidade ambiental”, aponta a vice-reitora. Fundamentalismos do Estado como a laicidade do País e uma economia mais equânime também serão temáticas do USP Pensa Brasil. Assim, Maria Arminda ressalta o papel do evento ao debater não apenas as questões ligadas a problemas da Universidade, mas sob um viés mais macro do País como um todo. 

Centro Observatório das Instituições Brasileiras 

Um dos painéis da programação conta com a participação do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, que também é presidente do Centro Observatório das Instituições Brasileiras. “Esse centro é da maior importância, porque tem como vocação pensar as questões do Estado de Direito, da democracia, da desigualdade, da dinâmica da cultura impactada por esse mundo digital”, explica Maria Arminda.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.