Oficinas do Plano Diretor na Cidade Universitária registram 3 mil contribuições de uspianos

Participantes forneceram sugestões sobre demandas variadas do campus, incluindo mobilidade, energia, água, patrimônio, convivência, áreas verdes e fauna; nova rodada acontece no dia 25 de abril.

Publicado: 16/04/2024

Participação da comunidade USP nas oficinas da Prefeitura do Campus da Capital - Foto: Marcos Kioto

A Cidade Universitária da USP, situada no bairro Butantã em São Paulo, enfrenta desafios típicos de muitas áreas urbanas. Para solucioná-los, a Prefeitura do Campus da Capital, a Superintendência do Espaço Físico (SEF) e o Conselho Gestor do Campus lançaram o Plano Diretor Participativo. Durante o mês de abril, diversas oficinas ocorreram pelas unidades da USP na Cidade Universitária, dando voz a toda a comunidade sobre o futuro do campus.

A última rodada aconteceu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, no dia 11 de abril, com a presença da professora Raquel Rolnik, prefeita do campus USP da capital. Na ocasião, a docente incentivou a participação do público e destacou a importância do plano para os próximos dez anos do campus.

“Participem do plano diretor! Essa é a chance de poder contribuir com o Plano Diretor do campus Butantã. Nós estamos pensando, discutindo o que queremos e como queremos que seja o nosso plano para os próximos dez anos. As mudanças, os desafios, a transformação. E nós estamos fazendo isso não apenas juntando o conhecimento já produzido na Universidade de São Paulo sobre energia, áreas verdes, mobilidade, convivência, pertencimento, entre outros temas, mas também queremos fazer isso com a contribuição das pessoas que vivem e vivenciam o campus”, destaca a prefeita.

Diversidade de temas e de participação

Raquel Rolnik - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os participantes das oficinas abordaram questões relacionadas à mobilidade, energia, água, resíduos, patrimônio, convivência, áreas verdes e fauna. Ao todo, as fichas de participação presenciais somaram um total de 3 mil sugestões, complementadas pelas contribuições on-line.

Fotos: Marcos Kioto

Nas próximas semanas serão realizadas as chamadas Oficinas Gerais, que irão oferecer mais uma oportunidade para a revisão das colaborações. A primeira está marcada para o dia 25 de abril, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, das 17h30 às 20h30. Os debates prosseguirão ao longo de todo o ano de 2024.

Como participar on-line

A Consulta Pública On-line, que permanece aberta até 21 de abril, oferece um questionário para que os participantes possam detalhar seus perfis e compartilhar sugestões e melhorias para a Cidade Universitária.

Áreas das oficinas territoriais para elaboração de propostas

Mapa das oficinas da cidade universitária

Acompanhe o andamento do Plano Diretor Participativo do Campus USP da Capital neste link e acompanhe a Prefeitura do campus no Instagram, Facebook e Twitter.