USP participa de grupo de consultores que busca atualizar legislação da União

Base normativa de lei que trata do patrimônio da União foi editada em 1946 e é considerada antiga, além de extensa

 22/11/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: PNUD Brasil
Logo da Rádio USP

O patrimônio da União é avaliado em R$ 1,34 trilhão, segundo o Balanço Geral da União. A lei responsável por tratar disso teve sua base normativa editada em 1946, por isso, precisa de uma atualização.

“A legislação do patrimônio da União, que é imensa, é antiga, datada de 1946. A intenção principal do projeto é modernizar e atualizar toda essa legislação, todo o próprio modelo de gestão para torná-lo mais eficiente”, analisa o professor Gustavo Justino de Oliveira, do Departamento de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP, um dos consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU-PNUD).

PNUD

O PNUD é uma iniciativa mundial voltada ao desenvolvimento de diversas áreas, desde a ambiental à jurídica. A atuação dele no Brasil é importante e é responsável pela reunião de diversos consultores que estão trabalhando para a atualização da legislação do patrimônio da União.

Gustavo Justino de Oliveira – Foto: Henrique Manreza

O Banco Interamericano de Desenvolvimento, também importante no cenário brasileiro, passou a ter um presidente brasileiro, o economista Ilan Goldfajn. O professor destaca: “É muito importante a gente também saber que esses órgãos multilaterais de financiamento atuam no Brasil”.

Importância da legislação

Para o professor, são duas frentes: um problema de base legal normativa, no sentido de atualizar essa legislação, mas, para além da legislação, muitas inovações são possíveis: “Não necessariamente precisa mudar toda a legislação, e sim atualizá-la. Mas é importante também proteger esse patrimônio”.

Os bens públicos da União incluem praias, terrenos da Marinha, imóveis que são sede de órgãos governamentais. Portanto, o grupo multidisciplinar do PNUD é fundamental: “Toda a consultoria viabilizada pelo ONU-PNUD é um trabalho direcionado à Secretaria de Patrimônio da União, que vai se ‘apropriando’ do nosso trabalho de consultoria e, assim, tomar as decisões estratégicas voltadas ao tema do patrimônio público da União“, pontua Justino.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.