Uso de várias redes sociais ao mesmo tempo atrapalha qualidade do sono

Luli Radfahrer diz que, ao deitar, é importante evitar atividades que estimulem tarefas mentais e que possam levar ao que chama de batalha sensorial

A coluna de hoje fala sobre multitarefas. O professor Luli Radfahrer explica que qualquer pessoa que seja educada em uma interação social forte tem a impressão que faz mais de uma coisa ao mesmo tempo; no entanto, ele afirma que, na verdade, a pessoa não faz, e sim chaveia. Ou seja, muitas vezes o cérebro gira freneticamente entre as duas coisas que a pessoa está fazendo. Quando se escuta música e se estuda ao mesmo tempo, provavelmente a música só serve para abafar o barulho.

Radfahrer aconselha que, ao se deitar, é importante evitar atividades que estimulem multitarefas mentais, porque, embora pareça que ficar nas mídias sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter etc.) não provoque cansaço, o que acontece é uma grande batalha sensorial que sobrecarrega a sua energia e afeta o seu sono, que não será tranquilo.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.