Usabilidade é termo que define produto seguro e moderno

Luli Radfahrer explica o conceito e comenta a importância que representa para a eficiência e funcionalidade dos produtos atuais

 03/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Aspecto importante para qualquer sistema digital moderno, a usabilidade é o tema da coluna Datacracia de hoje. Luli Radfahrer exemplifica: “Se você está usando um aplicativo no trânsito ou no meio de outras pessoas ou durante a noite, é importante você entender de que forma esse aplicativo pode ser utilizado, sem colocar você ou outras pessoas em risco”. A essa função delimitada se atribui o conceito.

A questão por trás da usabilidade pode ser expressa na seguinte situação: um fogão é um produto que cumpre uma tarefa, no entanto, ele precisa que um ser humano o opere. Ao mesmo tempo, para além da sua tarefa específica, esse produto oferece riscos em sua utilização. Esse tipo de máquina — segundo o especialista — não pode mais existir.

Uma máquina usável não é um produto de luxo. Na verdade, a usabilidade diz respeito à produtividade e segurança. “Imagine quantos erros já aconteceram por parte de operadores de ultrassom, radiografias ou outros aparelhos médicos, simplesmente porque o uso [do maquinário] não era delimitado”, aponta Radfahrer.

“Quando você chega em um produto muito usado, como um câmbio automático de um carro, é impossível errar. Você não tem como engatar a marcha errada, você não tem como ligar o carro engatado, você não pode fazer coisas erradas. Aí, o resultado, você chegou em um produto maduro.”

Ouça na íntegra no link acima.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.