SBPC reunirá ex-ministros do Meio Ambiente em comemoração dos 30 anos da Rio-92

Entre os dias 24 e 30 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará sua 74ª reunião anual. Dentre as atividades do encontro, um painel reunirá três ex-ministros do Meio Ambiente

 21/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

No próximo dia 26, das 16 às 17 horas, acontecerá o painel virtual 30 Anos Após a Rio-92, que integra a 74ª Reunião da SBPC. O debate terá a participação do professor José Goldemberg, do deputado estadual Carlos Minc e da agora consultora Izabella Mônica Vieira Teixeira. “Eu os considero nossos melhores ministros do Meio Ambiente”, elogia o professor José Eli da Veiga. O colunista destaca que, além da Rio-92, o encontro também irá comemorar os 50 anos da grande reunião de Estocolmo, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972.

Para Eli da Veiga, os ex-ministros deverão fazer um balanço da situação atual e isso poderá levar ao debate da questão do planejamento ecológico, ou planificação ecológica. “Aliás, abordamos o tema em colunas anteriores e nos referimos, principalmente, à França”, lembra. Lá, após as eleições, tanto presidenciais quanto legislativas, a questão do planejamento ecológico foi colocada como uma tarefa para a primeira-ministra francesa Élizabeth Borne. “Ela tem a missão de dar início a uma verdadeira planificação ecológica e irá promover cursos de formação ecológica para os altos funcionários do governo central, a começar pelos ministros. A iniciativa deverá envolver cerca de 25 mil trabalhadores”, destaca o professor. “É bem provável que, por aqui, após as eleições de outubro, seja possível algum tipo de iniciativa semelhante. Quem sabe uma planificação ecológica à brasileira?”, sugere Eli da Veiga, que será um dos palestrantes do painel.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.