COP27 comemora 30 anos da Convenção do Clima e acontece entre dois eventos globais

Em meio ao GP da Fórmula 1, em São Paulo, e à Copa do Mundo Fifa, reunião do clima cria fundo de assistência a vítimas de catástrofes ambientais

 24/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

Ao assinar a convenção do clima na Rio 92, 30 anos atrás, o mundo reconheceu que havia um problema sério em relação às emissões de gases de efeito estufa no planeta. “Portanto, era o jeito de resolver o problema”, lembra o professor José Eli da Veiga. Mas agora, 30 anos depois, o que se viu, segundo o professor, foi uma convenção “espremida” entre dois eventos globais dos mais carbonizadores: a F1, no Brasil, e o que ele denomina “catastrófica” Copa do Mundo Fifa. “Enquanto um promove o automóvel e o motor, o outro acontece em meio a violações dos direitos humanos”, lamenta o colunista.

Mesmo considerando a ideia de um fundo interessante, Eli da Veiga calcula que o mesmo poderá levar décadas para que seja regulamentado. “Em vez de atacar o problema, que é reduzir as emissões para que os desastres não ocorram, ao contrário, criam um fundo para indenizar as primeiras vítimas desses desastres”, diz o colunista. O professor convida os ouvintes interessados no tema a ler sua coluna no jornal Valor Econômico, que será publicada nesta sexta-feira (25), onde ele fala desse tema e dá algumas dicas para quem pretende estudar teoria econômica.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.