Relatório mostra falta de empenho da PGR para punir crimes sanitários cometidos durante pandemia

“Nós analisamos qualitativamente os pareceres feitos pela Procuradoria Geral da República na gestão anterior e apontamos ali graves problemas”, afirma Deisy Ventura

22/02/2024 - Publicado há 2 meses
Motivação do estudo surgiu da sensação de impunidade quanto aos casos apurados pela CPI da pandemia – Foto freepik / fotomontagem Jornal da USP
Logo da Rádio USP

Durante a pandemia de covid-19, diversos crimes sanitários foram cometidos por autoridades públicas, o que resultou no catastrófico número de mais de 700 mil mortos pela doença. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada durante o período de isolamento e apurou os crimes.

Com a poeira baixando e as maiores preocupações quanto ao coronavírus já no passado, a professora Deisy Ventura, da Faculdade de Saúde Pública da USP, juntamente com o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário e a ONG Conectas, conduziu uma pesquisa para apurar se os crimes cometidos contra a população foram devidamente responsabilizados.

Deisy Ventura – Foto: IEA/USP

Impunidade

Deisy conta que a motivação do estudo surgiu da sensação de impunidade quanto aos casos apurados pela CPI da pandemia. Depois das investigações, 10 casos foram enviados para a Procuradoria Geral da República, mas os pedidos via Lei de Acesso à Informação protocolados pelo grupo de estudo sobre os casos foram todos negados. Portanto, o grupo precisou conduzir estudos de maneira independente.

“Descobrimos que 14 petições criminais e dois inquéritos ainda estão abertos, então ainda há tempo para que a impunidade não ocorra. Por outro lado, nós analisamos qualitativamente os pareceres feitos pela Procuradoria Geral da República na gestão anterior e apontamos graves problemas nesses pareceres”, explica a professora.

O perigo dos pareceres

Incluindo os casos apurados pela CPI, 63 petições criminais relacionadas a crimes sanitários cometidos durante a pandemia correm com prerrogativa de foro privilegiado. Para a pesquisadora, a impunidade nos crimes sanitários abre prerrogativas perigosas: “Se as teses desses pareceres prevalecerem, a gente nunca mais vai poder punir um crime contra a saúde pública e uma infração sanitária, porque, de acordo com aqueles documentos, praticamente nada é crime. Então, nós fizemos essa análise, que convida também a uma reabertura de diversos desses processos ou a abertura de novos processos”, discute a professora.

Horizonte otimista

Apesar dos pareceres perigosos, uma mudança de visão da PGR, motivada pela troca de Procurador Geral, pode trazer novos olhares sobre os casos analisados: “O novo procurador já declarou à imprensa algumas vezes que ele tinha intenção de rever essa questão”, explica a pesquisadora.

Contudo, a justiça deve vir também da cobrança civil: “Nós queremos mobilizar a sociedade, outros colegas acadêmicos que nos ajudem a empurrar essa questão. Nós realmente não podemos deixar passar”, completa a professora Deisy Ventura.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.