Vacinação contra covid-19 deve ser mantida, afirma infectologista

Ministério da Saúde recomenda o prazo de seis meses entre as vacinas para o grupo de pessoas com problema no sistema imune e revacinação anual para a população em geral

 19/02/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Plano de vacina está sujeito a alteração. Foto: Pixabay/11082974
Logo da Rádio USP

Atualmente, há um grande impasse por parte da população em relação à continuidade do plano de vacinação para combater a covid-19, ou seja, muitos ainda têm dúvida se devem continuar se vacinando. Devido ao tempo de durabilidade da proteção e ao intervalo ideal entre as doses serem incertos, o Ministério da Saúde recomenda para o grupo de pessoas que possuam problemas com o sistema imune, idosos e gestantes, o prazo de seis meses entre as vacinas, visto que o efeito tende a ser menor para esses grupos se comparado aos demais; já para a população em geral, é recomendada uma revacinação anual. 

Por ser uma doença recente, ainda não é possível ter um domínio total sobre o vírus.  “A cada dia que passa, estamos aprendendo com ele. É natural que esse plano de vacinação se modifique com o tempo e a gente espera que, com mais informações, a gente possa chegar a um esquema mais apropriado”, informa o professor Fernando Belíssimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Com isso, diz o professor, as recomendações estão sujeitas à alteração conforme avançam as pesquisas. 

Fernando Bellíssimo Rodrigues – Foto: Reprodução/Fapesp

Mesmo com o fim da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas contra o vírus sars-cov-2 continuam sendo produzidas e distribuídas nos postos de saúde. Segundo Belíssimo, o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, dispõe de cinco tipos de vacina contra a covid: Coronavac, Astrazeneca, Jansen e a vacina da Pfizer, que se subdivide em monovalente e bivalente.

Com as novas variantes da covid-19, como a Ômicron, Belíssimo explica que naturalmente “estamos sempre um passo atrás do vírus devido às frequentes mutações”. Sendo assim, as vacinas estão sempre desatualizadas em relação às mutações que estão circulando, entretanto, o professor garante que, ainda assim, elas diminuem a gravidade da doença. 

Cepas identificadas

Desde o primeiro caso de covid-19, em 17 de dezembro de 2019, surgiram diversas mutações em todo mundo. No ano de 2020, as variantes Alfa, com origem no Reino Unido, a variante Beta, na África do Sul, e a Delta, com surgimento na Índia, foram as principais identificadas. Em 2021, a variante Ômicron, também na África do Sul, além de ser mais contagiosa, desencadeou novas restrições. O Brasil também já foi vítima do surgimento de novas mutações: a variante Gama surgiu em Manaus no ano de 2021 e recentemente a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a subvariante Pirola em Pernambuco. Além do Brasil, outros países da América do Sul, como Peru e Colômbia, já sofreram com a identificação de cepa. Ásia, Japão e Filipinas também tiveram novas variantes.

+ Mais

Casos de covid-19 registram aumento e vacinação ainda é importante


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.