Reconstrução 3D entra em campo para auxiliar os árbitros com mais precisão

Mais que avanço do uso em jogo, a tecnologia semiautomática de impedimento representa o futuro da ciência no esporte, que exigirá um novo profissional para a área, afirma Santiago

25/02/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

No futebol, o papel dos árbitros e árbitros assistentes na validação de um lance é de extrema importância. E, para facilitar esse trabalho, foram desenvolvidas tecnologias como a bola com chip embutido e o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). Discutidas anteriormente nesta coluna, essas tecnologias, segundo o professor Paulo Santiago, não se mostraram tão precisas ou eficientes. Mas agora, acredita Santiago, a Saot, sigla em inglês para a Tecnologia Semiautomática de Impedimento, pode cumprir melhor a função, assistindo árbitros humanos e o VAR.

A Saot, apresentada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), durante o Mundial de Clubes realizado no início de fevereiro em Abu Dhabi, é um sistema composto de, pelo menos, duas câmeras instaladas no teto dos estádios, as quais fazem a reconstrução 3D dos jogadores e verificam se houve ou não impedimento. “A partir do uso dessa tecnologia, será possível definir com maior exatidão e eficiência os impedimentos marcados em campo”, comenta Santiago. Mesmo assim, a Fifa informa que a decisão final será dos árbitros.

De qualquer forma, “é ótimo que a Fifa tenha finalmente ouvido os biomecânicos sobre o uso de tecnologias 3D. Isso vai ajudar, e muito, na tomada de decisão do árbitro. Mas agora resta saber quando o recurso será disponibilizado”, complementa o professor, garantindo que a Saot foi testada pela primeira vez, e com ótima performance, na Copa Árabe, em novembro de 2021.

Perfil tecnológico para profissionais do esporte

Para Santiago, a tecnologia veio para ficar e as áreas de biomecânica, programação e computação, essenciais para a ciência do esporte, tendem a ganhar cada vez mais espaço. “É tão relevante e atual, que a Escola de Educação Física e Esporte da USP de São Paulo está com um concurso para docente aberto para esse tipo de assunto”, salienta o professor, parabenizando a EEFE pela iniciativa e alertando os profissionais da área para as novas necessidades tecnológicas.

As inscrições para o concurso público da EEFE estão abertas até quarta-feira, dia 2 de março, e podem ser realizadas por aqui. Mais informações sobre o concurso estão no edital

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.