USP contribui para disseminação de conhecimento em ciências do futebol

Simpósio no Estado do Espírito Santo, em ciências do futebol, foi organizado por docentes e ex-alunos da USP em Ribeirão Preto

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre como a USP em Ribeirão Preto tem obtido sucesso na formação de alunos, e cita, como exemplo, o Primeiro Simpósio Espírito-Santense de Ciências do Futebol, organizado por docentes da Universidade Federal do Espírito Santo que foram alunos da USP. 

O evento discutiu a ciência do futebol: “Isso mostra a grande competência em formação, disseminação de conhecimento e a importância da Universidade em contribuir com a ciência, neste caso, do futebol, em outros Estados”, afirma. 

Diversos temas e aspectos foram abordados durante o encontro, com cunho científico e pensamento em aplicação no dia a dia de quem trabalha com o futebol. Santiago destaca sua participação em uma mesa-redonda com o pesquisador João Gustavo de Oliveira Claudino, também ex-aluno da USP, sobre inteligência artificial e Big Data. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.