“Manhã com Bach” exibe as primeiras obras do compositor alemão

Programa traz músicas feitas por Bach na cidade de Arnstadt, quando ele tinha entre 18 e 22 anos de idade

 23/11/2019 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Por ocasião da exposição Hörbarer Glaube – Johann Sebastian Bach in Arnstadt (“Fé Audível – Johann Sebastian Bach em Arnstadt”), inaugurada no dia 15 de novembro passado no Museu do Castelo de Arnstadt, na Turíngia, no leste da Alemanha, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou músicas de Bach compostas naquela cidade, entre os anos de 1703 e 1707, período em que Bach atuou como organista da Neuekirche (Igreja Nova) de Arnstadt, hoje chamada Bachkirche (Igreja de Bach). O programa foi exibido nos dias 23 e 24 de novembro de 2019.

Foi em Arnstadt que Bach conseguiu o seu primeiro emprego como músico, em 1703, aos 18 anos de idade, depois de ter concluído os estudos secundários na Michaelisschule, em Lüneburg, no norte da Alemanha, e de uma breve passagem em Weimar, onde serviu como criado e violinista da corte.

Como o compositor estava totalmente voltado para o trabalho na Neuekirche, as músicas compostas por Bach nesse período são principalmente prelúdios corais para órgão, que eram executados antes dos serviços religiosos. O programa apresentou sete desses prelúdios: Allein Gott in der Höh sei Ehr, “Somente a Deus nas alturas seja a honra” (BWV 715), Christ lag in Todes Banden, “Cristo jazia em ataduras de morte” (BWV 718), Erbarm’ dich mein, oh Herre Gott, “Apieda-te de mim, ó, Senhor Deus” (BWV 721), Gelobet seist du, Jesu Christ, “Louvado sejas tu, Jesus Cristo” (BWV 722), Lobt Gott, ihr Christen, allzugleich, “Louvai a Deus, vós, Cristãos, juntos” (BWV 732), Valet will ich dir geben, “Eu quero te dar oferta” (BWV 735) e Vater unser im Himmelreich, “Pai nosso no reino dos céus” (BWV 737).

Além dessas obras, o programa exibiu uma peça para cravo, Capriccio sopra la lontananza del suo fratello diletíssimo, “Capricho sobre o afastamento de seu irmão diletíssimo” (BWV 992), também composta em Arnstadt, e a cantata Der Herr denkt an uns, “O Senhor pensa em nós” (BWV 196). Uma das primeiras cantatas de Bach, essa obra foi apresentada pela primeira vez numa cerimônia de casamento nos arredores de Arnstadt em 1708, cerca de um ano depois de Bach ter deixado o cargo de organista da Neuekirche.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach é transmitido pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis na página do Jornal da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.