Orquestra Sinfônica da USP vai executar obras de Ravel e Beethoven

Concerto acontece neste sábado, dia 5, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária

03/08/2023 - Publicado há 9 meses

Arte: Joyce Tenório (estagiária)*

Apresentação da Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O maestro Knut Andreas - Foto: Divulgação/Osusp

Neste sábado, dia 5, às 16 horas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre sua agenda de concertos deste mês com a exibição de obras de Maurice Ravel, Terry Rilley e Ludwig van Beethoven. Grátis, o concerto será realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Na ocasião, a Osusp contará com a participação de dois convidados especiais, o maestro alemão Knut Andreas e o violinista italiano Francesco D’Orazio.

De Ravel, a Osusp vai executar Tzigane – Rapsódia de Concerto para Violino e Piano. Do compositor norte-americano Terry Riley será ouvida Zephir. Já de Beethoven, a orquestra apresentará Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60O concerto faz parte da série Esculpir o Tempo – Convidados Osusp

Outras duas apresentações da Osusp já estão programadas para este mês. No dia 12, sábado, às 16 horas, também pela série Esculpir o Tempo, o convidado será o maestro Luís Otávio Santos. O público poderá conferir a interpretação das obras Concerto Grosso em Lá Menor, Op. 6, nº. 4, de Georg Friedrich Handel, e Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi.

No dia 26, também sábado, às 16 horas, sob a regência de Tobias Volkmann, pela série Concertos da Torre do Relógio, a Osusp exibirá Cello Canon, de Libby Croad, Toronubá, de Dimitri Cervo, Sinfonia nº 6, Op. 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven, Les Moutons de Panurge, de Frederic Rzewski, e Oferenda Musical: Ricercare a 6, de Johann Sebastian Bach, com orquestração de Anton Webern.

Saiba mais em: https://prceu.usp.br/noticia/serie-de-concertos-gratuitos-osusp-agosto/ e também no programa Cultura na USP, exibido ao vivo pela Rádio USP (93,7 FM), às quintas -feiras, das 12 às 13 horas, disponível posteriormente no Spotify (clique aqui).

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP com o maestro Knut Andreas e o violinista Francesco D’Orazio será neste sábado, dia 5, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos, que serão doados a comunidades do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária.

Elcio Silva

* Estagiária sob orientação de Moisés Dorado dos Santos e Simone Gomes de Sá.