“Manhã com Bach” começa a apresentar os “Corais Neumeister”

Programa exibe dez dos 31 prelúdios de Bach para órgão que foram redescobertos somente no século 20

24/10/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

O programa Manhã com Bach, que foi ao ar nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, começou a apresentar os chamados Corais Neumeister (BWV 1090-1120), como ficaram conhecidos os 31 prelúdios corais para órgão de Bach redescobertos no século 20 pelos musicólogos Christoph Wolff, da Universidade de Harvard, e Hans-Joachim Schulze, do Arquivo Bach de Leipzig, na Alemanha, e pelo bibliotecário Harold Samuel, da Universidade de Yale. No programa, foram exibidos os dez primeiros Corais Neumeister (BWV 1090-1099).

Além desses prelúdios para órgão, Manhã com Bach apresentou também a Sonata em Sol Maior para Violino e Cravo (BWV 1021) e a cantata Erhalt uns, Herr, bei deinem Wort, “Guarda-nos, Senhor, na tua palavra” (BWV 126).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Os Corais Neumeister

Os Corais Neumeister têm esse nome porque a partitura que tornou conhecidos 31 prelúdios corais para órgão de Bach foi produzida pelo professor e organista alemão Johann Gottfried Neumeister (1757-1840), entre o final do século 18 e início do século 19. O objetivo era usar essas peças na liturgia do culto luterano da Igreja de Friedberg, na Alemanha, onde Neumeister era o segundo organista.

Em 1807, quando Neumeister se transferiu para Bad Homburg, a fim de assumir a direção da escola local, a partitura com os corais de Bach ficou com o compositor alemão Johann Christian Heinrich Rinck (1770-1846). Em 1852, o compositor norte-americano Lowell Mason comprou a biblioteca de Rinck e levou-a para os Estados Unidos. Com a morte de Mason, em 1873, a Universidade de Yale adquiriu todo o seu acervo, que incluía a cópia originalmente produzida por Neumeister.

Essa cópia ficou guardada na Universidade de Yale por mais de um século, até ser redescoberta em 1984 por Wolff, Schulze e Samuel. Comprovada a autenticidade dos corais, eles foram acrescentados em 1985 ao BWV – o Bach Werke Verzeichnis, o Catálogo das Obras de Bach – com os números de 1090 a 1120. E, desde então, passaram a ser conhecidos como os Corais Neumeister.