Quando um transplante é a melhor solução para um problema de visão

Existem doenças em que o melhor é não utilizar tecido implantado, diz Eduardo Rocha

 30/08/2023 - Publicado há 8 meses
Por

Logo da Rádio USP

Quando um problema ocular ou da visão se agrava, surge a pergunta: um transplante pode ser o melhor tratamento? A resposta é: muitas vezes, mas não para todas as doenças. Quando o tecido acometido é a córnea, a lente natural do olho, ou a capa de proteção, a esclera, esses tecidos podem ser obtidos de doadores e, depois de avaliados pela qualidade e segurança, só aí, ao se tornarem elegíveis para o transplante, vão ajudar muitas pessoas com problemas sérios de visão. Quando a doença acomete a retina, o nervo óptico ou o globo ocular todo, o transplante não é um bom tratamento.       

O professor Eduardo Rocha lembra que, para que mais pessoas sejam beneficiadas por um transplante, é necessário que as famílias, após um falecimento, informem que a pessoa é doadora de órgãos. Só assim as filas de espera por um transplante irão diminuir.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.