Quando se fala em atividade física, não existe horário ideal para sua prática

“O importante é fazer atividade física e o melhor período é aquele que podemos fazer respeitando o ritmo corporal”, afirma José Carlos Farah

 28/11/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 29/11/2023 as 9:49

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana o professor José Carlos Farah discute se há ou não consenso sobre qual é a melhor hora do dia para a prática da atividade física. Segundo ele, há pessoas que preferem realizar a atividade física pela manhã, outras na hora do almoço e há também as que preferem realizar sua prática à noite. E às vezes nem é a preferência, mas sim o horário que a rotina de cada um permite.

Farah afirma que muitas pesquisas sugerem que praticar atividade física no período da manhã seria mais adequado, porque a alimentação seria mais leve e o rendimento pode ser melhor, consequentemente, o gasto calórico aumenta e a queima de gordura também. Por outro lado, pela manhã estamos mais lentos e necessitamos de mais atenção ao aquecimento antes da prática. A hora do almoço pode ser a melhor para se exercitar pela facilidade de ser um tempo livre, mas devemos lembrar que é hora de repor energias. Almoçar antes não só causa desconforto como faz com que o sangue, que deveria trabalhar nos músculos, se concentre no estômago durante a digestão. Teríamos que nos alimentar com um lanche, que nem sempre é suficiente para repor as energias e lembrando que, após a atividade física, sempre nos sentimos mais lentos, com aquele cansaço gostoso, mas devemos voltar ao trabalho. Segundo alguns estudos, a síntese proteica atinge seu pico no final do dia, início da noite, o que pode ser uma vantagem para o fortalecimento muscular. Por outro lado, com o ritmo cardíaco mais acelerado, podemos interferir negativamente na qualidade do sono e estamos mais cansados no final do dia.

Então, qual seria o melhor horário para a prática da atividade física? Farah afirma que, como existem vantagens e desvantagens em cada período, o recomendado é que devemos nos adaptar ao melhor horário disponível que temos. O importante é fazer atividade física e o melhor período é aquele que podemos fazer. E, para aquelas pessoas que podem escolher o horário, respeitar o ritmo corporal. “Alguns trabalhos mostram que atividades aeróbias seriam melhor desenvolvidas se praticadas pela manhã, até as 11h. Já as atividades de força seriam melhor desenvolvidas se praticadas no período da tarde. Isso se deve às ações metabólicas do nosso corpo. Mas acredito que essa não deve ser a preocupação principal. Devemos praticar a atividade física no período que nos sentimos melhor e o tempo livre que temos. Isso já é suficiente”, ressalta.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.