Prática da atividade física é condição essencial para uma boa qualidade de vida

José Carlos Farah destaca a prática da atividade física como um facilitador para a manutenção de uma boa qualidade de vida, embora não seja ela o único fator

 12/12/2023 - Publicado há 5 meses
Por

Logo da Rádio USP

O que é qualidade de vida? O professor José Carlos Farah responde: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é o sentimento de bem-estar pessoal do indivíduo com sua vida. Indica condições básicas que envolvem bem-estar físico, saúde mental, bem-estar psicológico, saúde emocional, aspectos estes que estão diretamente relacionados aos relacionamentos sociais, como família e amigos e também à educação, a fatores econômicos e ao estado espiritual. Podemos perceber que são vários fatores que determinam a qualidade de vida como também é uma percepção individual”.

Mas quais desses aspectos seriam os mais importantes para uma boa qualidade de vida? “Como já citado, tem de haver um equilíbrio entre esses aspectos. Mas destaco a prática da atividade física como um facilitador desse processo. A prática da atividade física tem impacto positivo nos aspectos físicos, na melhora das capacidades funcionais de vários sistemas do corpo, mas também impacta positivamente os aspectos emocionais, na melhora da autoestima, tão importante para enfrentarmos o dia a dia, nos aspectos sociais, na inserção e aumento do circulo social em que vivemos. Diminui quadros de depressão, através da regulação do sistema hormonal. Quando nos sentimos mais saudáveis e inseridos em grupos sociais, somos mais felizes e enfrentamos a vida de uma maneira mais positiva.

Pode ser o início de uma mudança em busca de uma qualidade de vida melhor, porque a prática da atividade física influencia de maneira global o corpo e, consequentemente, nossa vida. Mas lembro que a prática faz parte dos fatores que influenciam a qualidade de vida. Não é o único. Devemos buscar a mudança de hábitos saudáveis, como atitudes mais colaborativas, ficarmos menos irritados diante de situações difíceis, tentar encarar a vida com mais alegria, mesmo diante de situações difíceis e ter resiliência. Qualquer mudança é difícil, mas acredito que devemos nos dar o direito de experimentar. O melhor investimento que podemos fazer é em nós mesmos”.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.