Bruxismo pode comprometer sono e qualidade de vida

É importante saber que os dentes só se tocam na deglutição e na mastigação, explica Ivo Contin

 04/01/2024 - Publicado há 4 meses
Por
As causas do bruxismo normalmente estão associadas à vida agitada nas grandes cidades – Foto: Propdental via Wikimedia Commons – CC BY-SA 3.0

 

O bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Isso  ocorre de forma  involuntária, sem que a pessoa queira ou perceba. Além de dor de cabeça ao longo do dia e nos músculos do rosto, o problema provoca também desgaste e amolecimento  dos dentes e doenças nas gengivas. O professor de Prótese Dentária Ivo Contin, da Faculdade de Odontologia da USP, especialista em disfunção temporomandibular, explica que, por ser algo involuntário, é muito comum que, em algum momento da vida, o indivíduo pratique o bruxismo, principalmente em situações de desconforto como, por exemplo, dormir fora de casa, em rua barulhenta ou de movimento intenso. 

Ivo Contin – Foto: FO-USP

As causas do bruxismo normalmente estão associadas à vida agitada nas grandes cidades. Alguns estudos sugerem que existe relação com o estilo de vida e que pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, transtornos do sono –  como roncar e babar no travesseiro -,  além de dificuldades de concentração nas atividades do dia a dia, seriam mais propensas a desenvolver o problema. As consequências desse ato são graves e sérias e vão desde uma tensão muscular na mastigação e dor nas articulações até uma fratura e perda dos dentes.

Além da conscientização de que não se pode apertar os dentes, é importante que se use uma placa de proteção dentária.  Para o bruxismo diurno,  a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. É importante saber que os dentes só se tocam em dois casos muito pontuais: na deglutição e na mastigação. A verdade é que o bruxismo pode comprometer o sono, a qualidade de vida e a produtividade de seu portador. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40% da população brasileira tem bruxismo.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.