Projeto Demonumenta da FAU/USP ganha prêmio do Latin American Design

Liderado pela professora Giselle Beiguelman, trata-se de um aplicativo de Realidade Aumentada original e gratuito para acessar modelos 3D de 22 monumentos da cidade

28/08/2023 - Publicado há 8 meses

Logo da Rádio USP

É verdade, Demonumenta, um projeto que combina tecnologias digitais e estudos críticos sobre o patrimônio histórico, liderado por mim e pelo aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Design da FAU/USP, Luis Felipe Abbud, levou seu quinto prêmio. É o terceiro prêmio internacional que conquistamos. Competimos com estúdios superprofissionais da América Latina, e isso mostra não só a vitalidade e expertise do curso de Design da FAU, mas a potência da universidade pública.

Demonumenta/RA é um aplicativo de Realidade Aumentada original e gratuito, com audioguias, para acessar modelos 3D de 22 monumentos da cidade. O aplicativo é o resultado de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido integralmente na FAU/USP, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquitetura e Design, com participação de outras unidades como o IME (Instituto de Matemática e Estatística), o Museu Paulista da USP e apoio da Superintendência de Tecnologia e Informação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, da Prefeitura do campus da Capital, além do C4Ai – InovaUSP e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Integralmente desenvolvido na FAU/USP, o projeto foi também premiado pelos prestigiosos Deutches Museum e ZKM, museus alemães de vanguarda na pesquisa sobre inteligência artificial, Games for Change Latin America, Instituto dos Arquitetos do Brasil/SP e, agora, no Latin American Design (LDA), um prêmio de excelência em Design, competindo com estúdios superprofissionais.

Estou, obviamente, muito feliz com esse reconhecimento. Porque ele é também o reconhecimento da capacidade de produzir coletivamente. Esse prêmio foi inscrito em nome da FAU/USP, como realização do laboratório ao qual pertenço, Laboratório para Outros Urbanismos, porque é fruto de um trabalho de equipe, que envolveu muitos alunos e apoio de vários setores da USP comprometidos com o desafio de correr riscos, com a necessidade de rimar produção de conhecimento com inovação e abordagens críticas, por meio de pedagogias transversais e abertas para a inteligência distribuída.

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.