O som do Brasil na viola de Fernando Caselato

Obras do músico e compositor trazem os ritmos da música regional brasileira, como toada, rasqueado e chamamé

 04/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/03/2021 as 14:11
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta a obra Solo das Cores, do violeiro e compositor Fernando Caselato. Lançado em 2012, o trabalho reúne nomes da música instrumental brasileira como Swami Jr., Luiz Guello, Chico Saraiva, Daniel Murray, Alexandre Ribeiro e Júlio César. 

Natural de Itajaí, em Santa Catarina, o músico vive na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo, onde se dedica ao ensino da viola caipira na Escola Municipal de Música. Conhecido pela crítica como o músico que “toca o som do Brasil”, traz em suas obras os ritmos da música regional, como toada, rasqueado, chamamé, cateretê, batuque, pagode de viola, arrasta-pé, baião, maracatu e choro. 

No programa tem as músicas: Solo das cores; Passo forte; Eco; Chão vermelho; Lágrimas na poeira; Outono; Café no bule; Terra nova; Balaio; Tristeza do Jeca; Baião do Tomás; Novos rumos; Guizo e Chegando em casa


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.