O que é bibliografia?

A professora Marisa Midori continua série de lições sobre fundamentos do livro, desta vez falando sobre a bibliografia  

 18/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Em sua coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori aborda a bibliografia. “Diferente de reclame, a palavra bibliografia convive conosco desde os primeiros tempos da escolarização”, afirma. “Eu me lembro – e nossos ouvintes hão de se lembrar também – que quando a professora pedia um trabalho, todo um ritual era organizado. A gente ia à biblioteca da escola ou a do bairro – eu adorava ir à biblioteca do bairro com meus amigos –, pegava os livros, lia aqui, cortava ali, copiava lá e… no final, anotava tudo na seção Bibliografia”, lembra.

Além disso, a professora fala sobre as regras de escrita, ou seja, o registro civil do livro: autor, título, local de edição e data de edição, além da ordem: sobrenome (em caixa alta) e nome (caixa alta e baixa) e o recuo, ou o chamado parágrafo francês. “Essas formalidades foram cristalizadas durante séculos de tradição bibliográfica”, conta.

Segundo a professora, o bibliógrafo se inscreve numa longa tradição de estudiosos, portanto, de especialistas cuja função primordial era, e continua sendo, a de sistematizar o conhecimento segundo critérios vários, por exemplo, topográficos, cronológicos, temáticos ou autoral. “Daí a importância da bibliografia e o papel fundamental dos profissionais da área”, destaca. “Sem eles, esse oceano de escritos que a humanidade vem acumulando por milênios, desde os códices manuscritos, passando pelos livros impressos até as informações despejadas nas nuvens, ficaria tão disperso que não saberíamos por onde começar nossa busca.”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.