O fim da banda Led Zeppelin em 1980 foi marcado por tragédias

A última parte da história do Led Zeppelin, Mario De Vivo conta sobre as mudanças na banda e a série de tragédias que levou ao seu fim.

 07/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/03/2021 as 10:47
Logo da Rádio USP

Nesta edição do História do Rock, Mario de Vivo fala sobre as mudanças que o Led Zeppelin adotou e sobre os álbuns lançados entre 1973 e 1979. O programa começa com a música The song remains the same, mostrando algumas mudanças que a banda promoveu na forma de tocar.

Além das mudanças na forma de tocar, que é bastante notória na música For Your Life, o Led Zeppelin ainda passou a usar efeitos durante os shows com a intenção de torná-los mais interessantes visualmente. Na intenção de novos materiais, a banda chegou até a fazer um filme sobre a turnê do disco Houses of the Holy, mas acabou deixando de lado por um tempo.

Nesta edição, De Vivo mostra ainda a música Hot Dog, lançada em 1979, que apresentava uma proposta diferente daquelas que os fãs estavam acostumados, e fala sobre a série de tragédias pessoais que levaram ao fim da banda em dezembro de 1980. De Vivo relembra sobre o início “brilhante do grupo genial que acabou sendo ofuscado pela busca da comercialização de suas músicas”.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.