Nos EUA, injustiça social beneficia milionários americanos

Gilson Schwartz comenta análise segundo a qual, em 2018, população mais rica pagou taxa de impostos menor que a dos trabalhadores

 19/10/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Pela primeira vez na história, os bilionários americanos pagaram uma taxa efetiva de impostos menor que a dos trabalhadores 50% mais pobres. A análise, com dados desde os anos 60, foi apresentada no livro dos economistas Gabriel Zucman e Emmanuel Saez intitulado O Triunfo da Injustiça.       

Gilson Schwartz destaca que “são décadas de escolhas, algumas deliberadas, outras simplesmente resultados da inércia, da falta de decisão por parte dos legisladores americanos”.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.