Na Semana da Mulher, políticas públicas habitacionais têm que considerar questão de gênero

De acordo com Nabil Bonduki, 59% do déficit habitacional brasileiro é formado por domicílios chefiados por mulheres que enfrentam dificuldades para encontrar moradia

 10/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, comemora o Dia Internacional da Mulher e comenta sobre como a questão de gênero tem afetado políticas de habitação nas cidades brasileiras.

Conforme o professor, “o que temos visto nas últimos décadas, no Brasil, é o enorme crescimento dos domicílios chefiados por mulheres. Em 2000, por volta de 25% dos domicílios eram chefiados por mulheres”. Entretanto, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o porcentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres saltou para 45% em 2018, devido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho.

Na opinião do especialista, os números refletem um problema sério na nossa sociedade, “o fato de que muitos homens abandonam as suas esposas ou as suas companheiras ou as mães e seus filhos, o que faz com que essas famílias tenham que ser chefiadas por mulheres. Muitas vezes, elas enfrentam enormes dificuldades para poder encontrar moradia”.

Bonduki explica que, de acordo com dado publicado pela Fundação João Pinheiro, 59% do déficit habitacional é formado por domicílios chefiados por mulheres. Por isso, o urbanista defende que as autoridades “não podem mais desconsiderar a questão de gênero, que precisa ser colocada no centro das políticas habitacionais”.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.