Movimentação popular suspende construção de prédio que ameaçava o rio Saracura

Raquel Rolnik denuncia mais uma tentativa do setor imobiliário de expandir seus tentáculos e aproveitar as brechas abertas pelo Plano Diretor, que desconsiderou a existência de rios, encostas, vales, histórias e memórias

 21/09/2023 - Publicado há 7 meses
Por

Logo da Rádio USP

Exatamente no dia 7 de setembro, dia da última coluna aqui na Rádio USP em que foram comentados o riacho do Ipiranga e rios da cidade, nesse mesmo dia foi tornada pública uma decisão que o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural e Arquitetônico de São Paulo (Conpresp) tomou, suspendendo a possibilidade de construir um prédio de 16 andares e cinco subsolos no Bixiga, mais precisamente ali na Rua Rocha, na chamada Grota do Bixiga. Essa suspensão veio a partir de um recurso apresentado ao Conpresp pelo movimento Salve Saracura e associações do bairro do Bixiga, denunciando que a construção desse edifício naquele lugar iria comprometer uma das últimas áreas verdes que existem no bairro e que concentra mananciais e nascentes do rio Saracura.

Vale lembrar que o rio Saracura é um dos afluentes do Ribeirão Anhangabaú e, além do mais, nós estamos falando de mais um rio na cidade que está gritando para poder continuar existindo e sobrevivendo, e que neste momento está em luta contra as vontades e as pressões para eliminá-lo […]

Eu diria que essa decisão da Conpresp, que suspendeu, provisoriamente, por falta de documentos, é um alento. Estamos falando de um Plano Diretor que desconsiderou completamente a existência de rios, encostas, vales, histórias, memórias e que quer impor sobre o conjunto da cidade, desde que estivesse a uma certa distância do Metrô, do trem e dos corredores de ônibus, uma tipologia vertical, homogênea, com prédios altos, com subsolos, sem levar em consideração essa heterogeneidade. Era essa a expectativa no Plano Diretor, mas agora é a expectativa durante a revisão do zoneamento – que ao menos, durante a revisão do zoneamento, se levem essas questões em consideração.

No próprio Plano Diretor, o Bixiga deixou de ser um eixo de estruturação urbana, saiu por pressão popular e se transformou num território de interesse cultural, mas vamos ver o que vai acontecer agora, na discussão do zoneamento, com esse e outros bairros na cidade. Eu só diria que ou os moradores dos bairros se organizam para participar, para colocar sobre a mesa outros valores que não apenas a rentabilidade imobiliária, ou, senão, adeus rios, grotas, mananciais e história.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.