Uma viagem pela história do pensamento econômico na Biblioteca Delfim Netto

No dia 25 de setembro será iniciada a celebração dos dez anos de inauguração da Biblioteca Delfim Netto

 21/09/2023 - Publicado há 7 meses
Por
O local possui um acervo de mais de 100 mil livros e 90 mil revistas, além de um conjunto de compêndios – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens
Logo da Rádio USP

A biblioteca Delfim Netto, localizada na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, apresenta obras históricas em seu acervo, como livros originais de Adam Smith e John Keynes. O local representa um marco por valorizar o acervo do Professor Emérito, Antônio Delfim Netto, e inicia a celebração dos dez anos de sua inauguração. Alexandre Macchione Saes, docente da FEA/USP e diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, é responsável pela exposição e comenta sobre o conteúdo e o funcionamento do evento.

A exposição

O local possui um acervo de mais de 100 mil livros e 90 mil revistas, além de um conjunto de compêndios — estudos realizados a partir de artigos científicos, que buscam sintetizar um conteúdo. Na visão do especialista, isso a estabelece como uma das mais importantes bibliotecas da área econômica do Brasil.

Saes explica que, para a seleção dos títulos para a exposição, foi realizada uma escolha temática, produzindo uma viagem pela história do pensamento econômico. “Como a gente pode observar a partir da sua coleção, ele procurou ao longo da vida construir uma coleção que olhava para os debates clássicos, mas que também ia se atualizando, a cada momento histórico, para os grandes temas contemporâneos”, comenta o pesquisador.

Portanto, foi elaborado um roteiro de estudos que auxilia tanto os iniciantes no assunto quanto aqueles que buscam  aprofundar algum tema específico — apontando a possibilidade de pesquisas por meio de textos novos e debates. O programa possui cerca de 150 livros, que contam 500 anos de história do pensamento econômico.

Simbologia de Delfim Netto

Alexandre Macchione Saes – Foto: FEA/USP

Para Saes, a biblioteca da FEA possui uma particularidade que a diferencia das demais, uma vez que, para além de possuir estudos técnicos da economia, possui estudos de outras áreas, como filosofia e sociologia. “Ele tem uma visão ampla do sentido da economia, não é uma ciência propriamente, mas um espaço da disputa política que tem uma amplitude grande nos diálogos com as ciências sociais”, analisa.

Os compêndios transmitem a construção de temas contemporâneos a partir da visão do autor, por meio de comparações entre passado e presente. Saes ressalta que temas atuais como economia feminina, ambientalismo e, até mesmo, covid-19 fazem parte do repertório do economista.

Nesta sexta-feira (22) acontecerá um evento somente para convidados e na segunda-feira (25) a exposição será aberta para o público geral. A apresentação acontecerá no saguão da biblioteca, entre às 9h30 e 21h30. Além disso, está disponível uma exposição virtual no site http://fpfeausp.org.br/.

Leia mais: https://jornal.usp.br/artigos/a-historia-do-pensamento-economico-pelas-lentes-de-delfim-netto/


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.