Livro ajuda a entender melhor os “meandros políticos” do sistema Agro

“A Formação Política do Agronegócio”, de Caio Pompeia, é fundamental para entender todos os processos que envolvem o sistema

Por

Em análises anteriores, nesta coluna, José Eli da Veiga chamou a atenção para esse livro. “Principalmente para compreendermos sobre o uso do jargão agronegócio e, posteriormente, a mudança de expressão para Agro, que hoje em dia é mais empregada aqui no Brasil”, diz. Para o colunista, fazia muita falta um estudo desse tipo, uma história que permitisse o melhor entendimento desse processo e das correntes que existem dentro desse agronegócio. Mas a grande questão do momento, segundo o colunista, é a dificuldade que vários desses grupos têm em conciliar a preservação do meio ambiente com a atividade agropecuária.

O lançamento do livro, pela Editora Elefante, aconteceu ontem (12) em uma live pelo YouTube. Além do autor, Caio Pompeia, o encontro teve a participação de Rubens Ricupero e de Eli da Veiga. “Eu, modestamente, também dei alguns palpites”, conta o colunista. O professor chama a atenção dos ouvintes  interessados no tema para procurar no YouTube o vídeo dessa live. “Eu insisto que os meandros políticos do que se chama Agro precisam ser melhor entendidos. Isso se tornou possível graças a essa obra”, destaca o colunista.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.