A respeito da discussão, cada vez mais presente, da leitura, seja no formato tradicional (papel), seja no meio digital, foi lançado o livro Literatura Digital para Crianças e Jovens – Teoria e Prática da Experiência Estética, assinado por Aline Frederico e Elizabeth Cardoso, sobre o qual comenta a professora Marisa Midori, que considera esta a primeira obra sobre literatura digital para crianças e jovens. Fruto de um trabalho coletivo, trata-se de um livro dividido em três partes, com 11 capítulos, cada qual escrito por um autor diferente. Marisa destaca que uma curiosidade desse debate é a própria ideia da literatura digital, “ou seja, a forma como nós vamos começar a pensar num novo gênero da literatura a partir do suporte, porque o suporte é digital”.
A propósito dessas mudanças na forma de consumir literatura e usufruir da leitura, a colunista lembra ainda que, no século 19, surgiu a literatura de rodapé, denominada assim por ter se iniciado no rodapé dos jornais, a qual se tornou um gênero. “É muito interessante pensar o quanto os suportes vão definindo uma certa forma de escrita e uma certa forma de leitura, que nos convida a refletir sobre esse talvez novo gênero literário, que é a literatura digital.”
Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.