Evento da Biblioteca Brasiliana recebe escritora Cidinha da Silva para bate-papo sobre leitura

A autora de “Um Exu em Nova York”, pelo qual ganhou o Prêmio Literário Biblioteca Nacional na categoria Conto, é a participante do terceiro encontro do Convite à Leitura

Publicado: 24/04/2024     Atualizado: 25/04/2024 as 21:05
Foto de perfil da escritora Cidinha da Silva
Escritora Cidinha da Silva – Foto: Reprodução Instagram

No dia 8 de maio, quarta-feira, às 18h30, a escritora Cidinha da Silva vai participar do evento Convite à leitura – A autora como leitora, promovido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, no Auditório István Jancsó.

Na conversa, Cidinha vai falar sobre a leitura em sua formação, a sua relação com seus leitores e outros assuntos ligados à leitura em geral com dois professores de Letras: Hélio de Seixas Guimarães e Lígia Ferreira, respectivamente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Cidinha da Silva nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1967. A autora se graduou em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e, antes de iniciar carreira na literatura, em 2006, publicou diversos artigos a respeito de questões como raça e gênero atreladas à educação de jovens. A mineira, que também é ativista, exerceu atividades na ONG Geledés – Instituto da Mulher Negra, em São Paulo.

Com quase 20 livros publicados, a autora passeia por gêneros diversos: conto, crônica, dramaturgia, ensaios, sendo alguns de seus livros voltados para o público infantojuvenil. Suas obras, que já foram traduzidas para seis línguas estrangeiras, destacam as manifestações do racismo estrutural através de temáticas como religião, relações afetivas e gênero. Essas problemáticas são abordadas pela escritora de maneira leve a partir de narrativas envolventes e personagens que transitam entre o cotidiano real e o lúdico, levando o leitor a uma viagem por variados cenários.

Entre suas obras, podemos citar Os nove pentes d’África (2009), livro infantojuvenil, em que um avô contador de histórias marca a narrativa em que a autora demonstra a importância da oralidade e ancestralidade. Em Canções de amor e dengo (2016), Cidinha da Silva oferece ao leitor um livro que explora os variados aspectos do sentimento de afeto. E em Um Exu em Nova York (2018), a simbologia dos orixás se faz presente e remete às religiões de matriz africana, sendo esse livro ganhador do Prêmio Literário Biblioteca Nacional na categoria Conto, em 2019.

No mesmo ano, o livro de ensaios Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade (2018), do qual Cidinha da Silva é coautora, foi finalista do Prêmio Jabuti. Além disso, a obra Os nove pentes d’África (2009), foi incluída no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, projeto do Ministério da Educação que realiza distribuição gratuita de livros para o ensino fundamental público.

Projeto Convite à Leitura

O público-alvo do Convite à leitura são todas as pessoas interessadas por literatura, os que trabalham com letramento literário de jovens e adultos, além da comunidade interna da USP. O objetivo do projeto é a formação de leitores e o incentivo à leitura, que é também uma função importante das bibliotecas. Um dos intuitos e prazeres de José Mindlin (1914-2010) com sua biblioteca composta de livros tão especiais, que deu origem à BBM, era incentivar a leitura e inocular o que ele chamava de “vírus dos livros”.

“Ao convidar autores para falar das suas experiências como leitores, queremos aproximar autores e leitores, afinal, todo autor é antes de tudo um leitor”, explica Guimarães, que também é o curador da iniciativa e vice-diretor da BBM.

A conversa com Cidinha será o terceiro encontro deste projeto. O primeiro foi realizado em outubro de 2023, com a participação de Itamar Vieira Junior, e o segundo com Milton Hatoum, em abril deste ano. O evento terá transmissão simultânea pelo canal da BBM no YouTube e ficará gravado para compor uma biblioteca digital da nova literatura brasileira da BBM.

Haverá sessão de autógrafos depois da conversa. As obras da escritora estarão à venda na Livraria da Editora da USP (Edusp), localizada também no Espaço Brasiliana.

Doação de livros infantis

Como um dos objetivos do projeto é a formação de leitores e o incentivo à leitura, no dia do evento, a Biblioteca Brasiliana estará recebendo doações de livros infantis, que serão destinados às crianças internadas no Hospital Universitário (HU), à comunidade do Jardim São Remo e às instituições que acolhem o público infantil. A ação faz parte da campanha Todo livro merece uma criança, idealizada pelo Serviço de Humanização do HU da USP.

A doação dos livros infantis pelo público que vai assistir ao evento não é obrigatória, mas é uma forma de estimular a formação dos futuros leitores e também escritores. A campanha teve início em agosto de 2023 para celebrar o aniversário de 42 anos do HU e, depois disso, foi realizada outras duas vezes: no mês das crianças e no Natal.

“Estamos muito felizes e engajados com a associação da campanha Todo Livro Merece uma Criança com o evento Convite à Leitura. Desejamos que seja o início de uma frutífera parceria entre o HU e a BBM”, destaca Tatiane Felix Teixeira, do Serviço de Humanização do HU.

Cartaz do Convite à leitura com Cidinha da Silva
Arte: Feliza Santos/BBM-USP

Convite à leitura – A autora como leitora, com Cidinha da Silva
Quando | 08/05, quarta-feira, às 18h30