Lançamentos de livros marcam as comemorações do centenário de Edgar Morin

Neste 8 de julho, dia em que o pensador francês completa 100 anos, José Eli da Veiga destaca livros e coletâneas em sua homenagem

08/07/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Além das duas coletâneas, publicadas pela Editora Sulina, e da programação do Sesc-São Paulo em homenagem a Edgar Morin, citadas na coluna anterior, o professor anuncia que foi organizada recentemente uma outra coletânea. “Levará um certo tempo até o lançamento, que será promovido pelo Sesc-São Paulo”, avisa o colunista. Ele destaca que, certamente, situações parecidas devem acontecer em outros países do mundo, em universidades que concederam o título de doutor honoris, ou honrarias semelhantes, a Morin. “Com destaque para o México, além do Brasil, são muitos títulos aqui na América Latina”, estima o colunista, acrescentando que muitas homenagens também ocorrem na França.

Eli da Veiga antecipa que, nesta coletânea a ser lançada, existe um olhar latino-americano. “Há autores brasileiros, mas não são a maioria”, lembra o professor. E, nos próximos dois dias, a partir de hoje, acontecerá o Seminário em homenagem aos 100 anos de Edgar Morin – Homem de muitos séculos; um olhar latino-americano, que poderá ser acompanhado pelo canal do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS/UnB, no YouTube, nos seguintes horários: nesta quinta, dia 8, das 10h30 às 17 horas; amanhã, dia 9, das 14 às 16 horas. Confira a programação completa no canal CDS/UnB e assista a abertura do evento pelo canal do Sesc no YouTube.

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.