Inteligência Artificial é tema de mostra no Museu de Arte Contemporânea da Espanha

Giselle Beiguelman também participa da exposição, entre artistas como Antoni Muntadas e a dupla Eva e Franco Mattes

 01/03/2021 - Publicado há 11 meses
Por

Na coluna passada, Giselle Beiguelman destacou que a Inteligência Artificial está em nosso cotidiano e vai revolucionar os museus. A colunista retoma o tema, noticiando que o Museu Extremeño e Ibero-americano de Arte Contemporânea da Espanha (MEIAC) está comemorando 25 anos com uma mostra física e on-line sobre arte e Inteligência Artificial.

Intitulada Algoritmia, reúne obras dos anos 2000 até o presente. A curadoria é de Gustavo Romano e contempla as novas aquisições do NETescopio, o acervo de arte digital MEIAC e outras obras também digitais que já pertenciam ao acervo.

A boa nova é que Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, também participa da mostra, que reúne obras dos conceituados Antoni Muntadas e da dupla Eva e Franco Mattes.

“Compareço na mostra com um projeto de 2004, que, em tempos de deepfakes e novas manipulações algorítmicas, está novamente muito atual”, conta a artista em sua coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP (clique e ouça o player acima).

Na avaliação do curador Gustavo Romano, o projeto Code UP, de Giselle Beiguelman, lembra que as imagens digitais são produto da linguagem. “Para além da diferença entre o estatuto da fotografia e do digital, para além das diferenças entre informação e dado, a obra nos coloca numa armadilha semelhante à que Antonioni arma no seu filme”, comenta. “Como o fotógrafo de Blow Up, finalmente descobrimos que a evidência documental não parece dar conta de qualquer realidade.”

Detalhes sobre a mostra no link: http://netescopio.meiac.es/algoritmia/


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.