Fungos melhoram crescimento e produção em plantas de feijão e morango

Os “fungos do bem” foram o tema da entrevista desta semana em Os Novos Cientistas, com a pesquisadora Fernanda Canassa, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) de Piracicaba

27/06/2019 - Publicado há 5 anos

Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, avaliou a ação de fungos no controle de pragas em plantas de feijão e morango. “Podemos chamá-los ‘fungos do bem’!”, observou a pesquisadora Fernanda Canassa, que foi a entrevistada de Os Novos Cientistas desta quinta-feira (27).

Sob a orientação do professor Ítalo Delalibera Júnior, do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, Fernanda realizou seus estudos na USP, em Piracicaba e na Universidade de Copenhague, na Dinamarca. “Estudamos o uso de fungos como causadores de doenças em insetos e ácaros”, contou a pesquisadora. O trabalho, segundo ela, avaliou o potencial de fungos, sobretudo contra o ácaro rajado, seus efeitos na promoção de crescimento de plantas de feijão e morango e em outros ácaros predadores. “Estudei um novo método de aplicação. Geralmente o fungo é pulverizado sobre a praga, mas, nesse método que utilizamos, avaliamos a inoculação de sementes de feijão e de raízes de planta de morango em suspensões desses fungos”, explicou Fernanda.

A pesquisa selecionou dois isolados de fungos para a condução de experimentos na Universidade de Copenhague, onde os efeitos em sementes de feijão foram estudados. Na Esalq, outros dois isolados de fungos foram selecionados e testados em quatro áreas de produção comercial de morangueiro, avaliando os efeitos em pragas, inimigos naturais e doenças de plantas em campo.

“Os resultados mostraram redução significativa na população do ácaro rajado e aumento no desenvolvimento das plantas nas duas culturas. A produção de vagens em plantas de feijão e de frutos de morango foram superiores nas plantas que passaram pelo processo de inoculação em relação às demais”, disse a autora.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré, das 7h30 às 9h30, na Rádio USP FM (93,7 MHz).

[sc name=”jornal-da-usp-no-ar-rodape”