Professor da USP lança livro de poesias

Obra de Luciano Verdade, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, transita entre ciência e literatura

 15/08/2018 - Publicado há 6 anos
Na nova obra do professor Luciano Verdade, a porteira é metáfora da existência – Foto: Pixabay – CC

.
O professor da USP Luciano Martins Verdade lança seu quinto livro de poesias nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, às 18h30, na Livraria da Vila, em São Paulo. Lobos na Porteira traz reflexões poéticas de Verdade, que atua no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Local de encontro entre a história natural e a história humana, a porteira é o lugar onde ambas modificam-se nesse contato. Onde a expansão humana domestica o selvagem numa espécie de pax humana e o selvagem ressurge no interior do ser humano. Esse é o ponto de partida para as reflexões poéticas do autor, cientista que atua numa área entre a produção e a conservação biológica ou entre o doméstico e o selvagem.

O professor da USP Luciano Verdade – Foto: Marcelo Basso

.
Autor de mais de 150 artigos científicos, além de livros técnicos sobre o tema, Verdade trata dos mesmos assuntos, mas com uma linguagem poética, intimista e, às vezes, existencialista e irônica. Suas reflexões poéticas remetem à solitária porteira onde mundos conflitantes se encontram.

Ao abrir essa porteira para cruzar ciência e arte, o autor lembra a todos que o mundo é um só e que o doméstico depende do selvagem tanto quanto o selvagem depende do doméstico. O lobo do homem e o homem do lobo são partes da mesma história evolutiva da vida no planeta.

Professor associado da USP, Luciano Verdade nasceu em São Paulo em 24 de abril de 1963. É agrônomo pela Esalq e Ph.D. em Ecologia pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Pesquisador reconhecido internacionalmente e autor de artigos científicos sobre a relação entre a biodiversidade e os seres humanos, também tem  interesse em literatura, música e fotografia.

A Cidade e o Rio, seu primeiro livro de poemas, foi lançado em 1989. Depois vieram Pedaços de Tempo, em 2013, Você Não Verá, em 2014, e Poemas da Vida Acadêmica, em 2016, em que faz um balanço de sua carreira profissional. Agora faz suas reflexões poéticas sobre o tema de sua pesquisa científica.

Recentemente, Verdade lançou dois livros por editoras alemãs, Applied Ecology and Human Dimensions, pela Springer, em 2014, e Biodiversity of Agricultural Landscapes of Southeastern Brazil, pela De Gruyter, em 2016.

O livro Lobos na Porteira, de Luciano Verdade, será lançado nesta quinta-feira, dia 16, às 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, em São Paulo, telefone 11 3814-5811).

Marcelo Basso, de Piracicaba, especial para o Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.