Doenças raras lideram lista de internações no Instituto da Criança e do Adolescente do HC

Magda Carneiro Sampaio e Cristina Grassiotto comentam levantamento realizado pelo instituto, segundo o qual 60% de suas internações têm como causa as doenças raras

 18/03/2024 - Publicado há 1 mês
Uma causa importante de internação no instituto é a malformação congênita – Foto: sp.gov.br/tag/instituto-da-crianca/
Logo da Rádio USP

Um novo levantamento realizado pela médica Cristina Grassiotto, pediatra coordenadora da Enfermaria do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e por Magda Carneiro Sampaio, presidente dos conselhos diretores do Instituto da Criança e do Adolescente e do Centro Integrado de Doenças Genéticas (Cigen), mostrou que 60% das internações do hospital têm como causa doenças raras.

Segundo a OMS, são consideradas raras as doenças que afetam até 1,3 em cada 2 mil pessoas. Magda explica que a maioria das doenças raras ocorre por predisposição genética: “A maioria das doenças raras, cerca de 80%, é de origem genética e estima-se que 75% já aparecem na infância. Então é isso mesmo, o pediatra é o médico que realmente cuida e que deve suspeitar e levantar esse diagnóstico de doenças raras”.

Internações e transplantes

Cristina Quagio Grassiotto – Foto: IPTV/USP

O levantamento foi realizado entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Durante esse período foram observadas 128 crianças e adolescentes internados no instituto e, desses, 77 possuem doenças raras como causa principal de hospitalização. Cristina explica que essas hospitalizações ocorreram principalmente por cânceres raros: “A gente teve uma predominância de crianças que possuem cânceres raros. Além dessas, são grupos que se destacam as crianças que são submetidas a transplantes hepáticos e renais”.

Outra causa importante de internação no instituto é a malformação congênita, que leva recém-nascidos a precisarem de terapia intensiva e, muitas vezes, passarem por procedimentos cirúrgicos.

Retomar a perspectiva de vida

Magda Carneiro Sampaio – Foto: Reprodução

Transplantes são procedimentos bastante complexos e invasivos, o que é terrivelmente assustador para uma criança. Contudo, conforme explicam as especialistas, o resultado que se tem é positivo: “A situação clínica pré-transplante é mais grave e mais crítica. Embora sejam procedimentos que invadem muito, as crianças têm uma perspectiva de vida e qualidade de vida bem maior após o transplante”, conta Magda.

“E o instituto acompanha totalmente essa criança, desde a internação até o transplante ou tratamento, e depois as crianças são acompanhadas por toda a vida. Dentro do Instituto da Criança até os 18 anos, e depois continua com os clínicos, com os médicos de adulto,” conclui.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.