Hospital das Clínicas agradece o apoio de parceiros durante a pandemia

Em quase dois anos de pandemia, foram captados R$ 60 milhões em recursos que contribuíram para tornar o HC uma referência no atendimento de casos graves de covid-19

24/11/2021 - Publicado há 2 anos
A cerimônia foi realizada no Teatro da Faculdade de Medicina – Foto: Leo Orestes

Na tarde de ontem, dia 23 de novembro, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou uma cerimônia em homenagem aos parceiros da sociedade civil que fizeram doações ao hospital durante a pandemia.

“A pandemia da covid-19 é uma batalha que, felizmente, estamos vencendo. Por isso, esse é um momento de comemoração e agradecimento. Agradecimento a todos os doadores que acreditaram na capacidade do Hospital das Clínicas. Agradecimento aos docentes, funcionários e alunos que trabalharam incansavelmente nestes meses. Foi um esforço coletivo do hospital, da Universidade, do governo do Estado e da sociedade civil que, juntos, salvaram mais de 6 mil vidas.”

Para o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, “essa homenagem mostra a importância do Hospital das Clínicas, que foi a primeira instituição a receber os pacientes de covid-19, garantindo assistência e acolhimento dos casos graves. Foi também neste hospital que a primeira brasileira foi vacinada, a enfermeira Mônica Calazans, mostrando que o HC é símbolo não só de acolhimento, mas também de esperança para toda a população brasileira”.

O reitor Vahan Agopyan, um dos homenageados da noite, e o diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do HC, Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho – Foto: Leo Orestes

Doações que salvam

Nesses quase dois anos de pandemia, o Hospital das Clínicas conseguiu captar cerca de R$ 60 milhões em recursos, incluindo aportes financeiros, insumos médicos e equipamentos, e auxílio na contratação de recursos humanos.

“Costumamos dizer que os nossos parceiros não fizeram doações, mas, sim, que eles investiram em Saúde. Temos muito orgulho por, num momento tão desafiador da nossa história, essas pessoas e instituições terem acreditado na ciência e na excelência clínica e administrativa do nosso hospital para enfrentar a pandemia e salvar vidas”, afirmou o superintendente do HC, Antonio José Rodrigues Pereira.

Na cerimônia, que aconteceu no Teatro da Faculdade de Medicina, foram entregues troféus e medalhas como forma de agradecimento pela enorme colaboração dos 361 parceiros, que ajudaram o HC a se tornar uma referência no atendimento de casos graves de covid-19, além de realizar uma produção científica que contribuiu fortemente para o enfrentamento da maior crise sanitária dos últimos 100 anos.

O evento contou com a participação do secretário executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano; do diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do HC, Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho; da diretora clínica do HC, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; além de mais de 300 representantes de empresas e da sociedade civil que fizeram doações ao hospital.