Criada comissão técnica de apoio à linha de cuidado ao AVC em São Paulo

A linha de cuidado está muito bem estabelecida na portaria do Ministério, no entanto, precisa ser implantada ampla e rapidamente no País, afirma Octávio Pontes

 Publicado: 09/04/2024
Por

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Octávio Pontes comenta sobre a criação de uma comissão técnica de apoio, consultoria para a gestão, planejamento e implantação da linha de cuidado ao AVC no Estado de São Paulo. Segundo o professor, a comissão criada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo vai se reunir nos próximas 90 dias e elaborar um plano para a estruturação e implantação da linha de cuidado ao AVC em todo o Estado. “Nós aqui, de Ribeirão Preto, somos representantes; eu no caso represento o Serviço de Neurologia do HC de Ribeirão Preto com vários colegas de todas as direções regionais de saúde, de diversas cidades do interior de São Paulo e também da Capital. A comissão vai se reunir semanalmente para criar um plano de ataque ao Acidente Vascular Cerebral no nosso meio.

De acordo com Pontes, essa é uma excelente iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado. O professor explica que a linha de cuidado ao AVC foi criada pelo Ministério de Saúde na portaria 665 de 12 de abril de 2012. É uma estratégia para abordagem desde a educação da população sobre AVC, a estruturação do serviços de prevenção primária, serviços de urgência pré-hospitalares, capacitação dos hospitais para atendimento ao AVC; credenciamento de centros de AVC no País, centros de baixa, média e alta complexidade para atendimento, incluindo unidade de AVC e Terapia de Reperfusão Trombólise e Trombectomia mecânica, além de serviços ambulatoriais, de investigação etiológica e prevenção secundária e uma rede de reabilitação para que o paciente  possa ser reabilitado e reintegrado adequadamente na sociedade.

Para o professor Octávio Pontes, essa linha de cuidado está muito bem estabelecida na portaria do Ministério, no entanto, precisa ser implantada amplamente no País, “pois isso vem acontecendo ainda muito lentamente no Brasil desde 2012”.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.