Corrida previne osteoporose, mas não impede ganho de gordura corporal

Professor Paulo Santiago analisa resultados de pesquisa que acompanhou atletas idosos praticantes de corrida de longa distância por seis anos

 11/03/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Adeptos do sedentarismo perdem espaço na longevidade saudável, principalmente quando o assunto é saúde óssea. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na Acta Ortopédica Brasileira e analisado pelo professor Paulo Roberto Santiago nesta edição da coluna Ciência e Esporte.

A pesquisa, realizada por uma equipe da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo, acompanhou durante seis anos a densidade mineral óssea e a composição corporal de idosos praticantes de corrida de longa distância. Os resultados mostraram que não houve perda óssea nesses atletas ao longo desses seis anos ativos no esporte. A integridade óssea foi avaliada através de exames de densitometria óssea.

A mesma qualidade dos ossos, no entanto, não foi observada quanto aos níveis de gordura corporal, que aumentaram com o passar dos anos. Segundo o professor Santiago, a explicação é que a corrida ajuda na manutenção saudável da composição corporal, mas “não é o principal fator na redução de gordura, que depende de aspectos mais amplos”, que vão desde a dieta alimentar, o equilíbrio energético e o metabolismo de cada indivíduo.

Quanto às técnicas de medidas para acompanhamento de densidade óssea e gordura corporal, o professor diz que a prática clínica não depende necessariamente de equipamentos como o densitômetro ósseo. Essas avaliações podem ser realizadas com simples balanças de bioimpedância, tabelas de referência e medidas antropométricas.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.