USP busca adultos com dor lombar para estudo na área da fisioterapia

A pesquisa vai avaliar os efeitos clínicos de um método que busca reduzir a dor

 01/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/04/2022 as 14:31
Por

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntários sedentários com idade entre 30 e 59 anos e com dor lombar há mais de três meses para pesquisa na área de fisioterapia. O objetivo do estudo é avaliar os efeitos clínicos da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), um método que busca reduzir a dor na caminhada.

Os voluntários passam por uma entrevista para preenchimento de questionários e avaliação física e, se forem elegíveis, os encontros presenciais serão agendados. Os indivíduos deverão fazer caminhadas em esteira por 40 minutos, duas vezes por semana, durante cinco semanas na FMRP.

A pesquisa Efeitos da adição da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) durante um programa de caminhada para indivíduos com dor lombar crônica: ensaio clínico randomizado cego é realizada pela doutoranda Jocassia Silva Pinheiro e pela mestranda Marina Magalhães, sob orientação do professor Rinaldo Roberto de Jesus Guirro, todos da FMRP.

Mais informações e pré-inscrição: jocs.spinheiro@usp.br, (16) 3215-0462, (98) 98208-2802 ou (16) 98197-1506


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.