Consumo crônico de álcool leva a acúmulo de ferro no cérebro

Estudo inédito associou declínio de funções cerebrais com o acúmulo de ferro no cérebro causado por ingestão diária de bebidas alcoólicas

 19/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

A associação do consumo diário de álcool e o declínio cognitivo progressivo das funções do cérebro já era observada pela ciência. Mesmo com diversas pesquisas apontando para a relação, a causa continua desconhecida. Mas, conta o professor Octávio Pontes Neto nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, um estudo que acaba de ser publicado pela Plos One encontrou níveis alterados de ferro no cérebro de portadores do problema.

Pontes Neto informa que, de acordo com o estudo, o consumo diário de álcool, acumulando mais de 56g da substância por semana no organismo, gera uma concentração de ferro no cérebro, principalmente nos gânglios da base, levando ao pior desempenho das funções cerebrais.

O estudo, realizado no Reino Unido com mais de 20 mil pessoas, concluiu, através de ressonâncias magnéticas e exames laboratoriais, que o consumo diário de álcool foi o responsável pelo acúmulo de ferro no sangue, no fígado e no cérebro encontrados entre as pessoas avaliadas. Para o professor Pontes Neto, o resultado da pesquisa acende o alerta para os possíveis problemas cerebrais causados pelo consumo do álcool.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.