Educadores físicos são formadores do pensamento científico nas crianças

A pesquisa científica no esporte não é exclusiva dos bacharéis; a licenciatura tem papel importante na construção do pensamento científico nas escolas

09/09/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago homenageia o Dia do Profissional de Educação Física, que foi comemorado no dia primeiro de setembro, e faz uma análise das três áreas de formação em educação física – o bacharelado e a licenciatura em Educação Física e o bacharelado em Esporte – em relação à formação do cientista.

Santiago afirma que o estudo científico não é exclusivo dos bacharéis. Profissionais licenciados em Educação Física que, em sua maioria, vão trabalhar na educação infantil em escolas utilizam o método científico para a descoberta de novos talentos esportivos e são eles os primeiros formadores do pensamento científico nas crianças.

Muitas vezes, o esporte serve de referência para o ensino das ciências, adianta o professor. É comum professores de diferentes áreas utilizarem o esporte para deixar o ensino mais didático, como, por exemplo, analisarem o movimento da bola de basquete e de futebol para explicar a atuação da gravidade ou do lançamento de projéteis na física. Portanto, “não se engane e preste sempre muita atenção para a ciência e o esporte que está envolvido com a licenciatura em Educação Física”, alerta o professor Santiago.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no Youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.