Bom funcionamento da economia brasileira pede democracia plena

Para Luciano Nakabashi, uma democracia plena, além do amplo direito ao voto, depende de tolerância, debate saudável e acesso à informação facilitado

 28/09/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

O amplo acesso ao voto é definido pelo professor Luciano Nakabashi, nesta edição da coluna Reflexão Econômica, como importante conquista da sociedade brasileira e também da democracia no País. Contudo, o professor alerta para o fato de que “a democracia que temos construído e que tem que se solidificar ainda mais” pode estar sendo minada por fake news, intolerância e falta de informações claras sobre as propostas de governo dos candidatos.

Para Nakabashi, a conquista democrática do voto para o povo brasileiro depende do acesso a informações para que possa eleger o governo que represente a população. Mas precisa também de menos radicalismo e mais respeito ao direito do próximo. “É triste ver que, em determinados momentos, a ideologia se torna muito forte e acaba cegando as pessoas, que se tornam agressivas e não conseguem ver o panorama como um todo.”

O professor lembra que o Brasil é um país com grande quantidade de pessoas e ideias. “É saudável esta diversidade de opiniões e o debate saudável é muito importante; por isso é que a gente precisa saber ouvir sem impor nossas vontades, respeitando a opinião alheia”, ressalta.

Para o avanço democrático no País, defende Nakabashi, a sociedade precisa ser mais tolerante; o debate, saudável; o acesso à informação, facilitado. Só assim “vamos caminhar para uma democracia plena, que é importante para a sociedade e para um bom funcionamento da economia”.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.