Em poucos dias, poderemos ter uma nova “redemocratização”

Para José Eli da Veiga, caso os institutos de pesquisas não estejam equivocados, em 2023 haverá nova redemocratização

 29/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 30/09/2022 as 17:23
Por

Logo da Rádio USP

Para melhor compreender o momento atual, o professor José Eli da Veiga recomenda como fundamental a leitura do livro A Democracia Equilibrista: Políticos e Burocratas no Brasil. A obra é de autoria dos doutores em Ciência Política Pedro Abramovay, advogado e diretor para a América Latina e Caribe da Open Society Foundation, e Gabriela Lotta, professora de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. De acordo com o colunista, o livro apresenta aos leitores a possibilidade de entender melhor uma das variáveis-chave de um processo que vá realmente em direção à democracia.

De acordo com o colunista, muitos acreditam que o termo “redemocratização” só pode ser empregado quando cai alguma ditadura ou tirania. “Se não ficarmos numa visão tão convencional, teremos sim uma redemocratização, porque esses quatro anos foram um retrocesso”, avalia. Mesmo que não seja uma clássica redemocratização, em 2023 serão novos milhares de cargos em comissão no Executivo Federal e nas assessorias dos parlamentares. Muitos governos estaduais passarão por um processo semelhante, com o afastamento dos obscurantistas e negacionistas e a substituição por novos quadros. “Considero essa a melhor obra didática para este atual contexto.” Leia a coluna de José Eli da Veiga sobre o tema no Jornal Valor Econômico deste dia 30/09/22.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.